Nesta sexta-feira (10), a partir das 9h da manhã, acontece a abertura da exposição “Tributo ao Gênio Pedro Américo”, no Espaço de Arte e Cultura Horácio de Almeida, em Areia. Trata-se de uma exposição inédita, com curadoria e expografia do professor Radamés Rocha, que conta com nove obras originais do ilustre romancista, poeta e pintor areiense Pedro Américo.
A exposição ficará aberta ao público até o próximo dia 20 de maio e conta com uma taxa de visitação de R$ 6,00 (seis reais) inteira, ou R$ 3,00 (três reais) para meia entrada. No entanto, residentes de Areia e escolas públicas não pagam. O horário de visitação é de domingo a domingo de oito da manhã às dez da noite.
Para o professor Radamés Rocha, uma exposição como essa é de extrema importância para o município e, nesse sentido, ele destaca o papel da gestão municipal na valorização da vida e obra de Pedro Américo: “Como curador desta exposição, destaco de forma louvável a visibilidade que a atual gestão municipal vem corroborando com o campo das artes. Desde a construção da nova expografia do Museu Casa Pedro Américo, como nesta oportunidade em repertoriar aos seus conterrâneos, nas comemorações e homenagens dos 181 anos de seu nascimento. A cidade de Areia, que já carrega o título de Terra da Cultura Paraibana, se destaca com o ineditismo ao expor 09 obras originais na terra natal do nosso querido artista.”
A exposição é uma realização da Prefeitura Municipal de Areia, através da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo de Areia, em parceira com a Fundação da Universidade Regional do Nordeste (FURNE) e do Museu de Arte Assis Chateubriand (MAAC), com apoio do advogado e escritor Thelio Farias , e da ULO Representações.
Veja a seguir, a lista de obras que farão parte da exposição:
1. Cabeça de Cristo (1885)
2. Os filhos de Eduardo IV da Inglaterra (1880)
3. Oferenda (1895)
4. Estudos do tipo Árabe
5. O Cavalo Branco
6. Retrato de Perfil
7. Cristo Morto (1901)
8. Cristo Vivo (1903)
9. Leão na Paisagem (1897)
Foto destaque por: Wikimedia Commons