Artes em Santos

Artes em Santos
Interior da Casa da Frontaria Azulejada na R. do Comércio, 93 – abriga o Arquivo Público Municipal

Em todos os cantos, em todos os corações

Uma das cidades mais culturais do país, Santos é berço das artes mais variadas. São muitos os artistas locais que tiveram vulto em suas carreiras.

Além disso, é uma cidade com infraestrutura cultural grande, com os teatros Coliseu, Municipal Brás Cubas, Guarani, Sesc, Rosinha Mastrângelo e a Concha Acústica.

Em cada canto também vemos a preocupação de preservar a memória da cidade, como o Museu da Imagem e do Som, a Fundação Arquivo e Memória de Santos, a Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos – que abriga os literatos –, entre outros.

Artistas talentosos

Há os artistas que trazem nas veias o talento para oferecer alegria ao povo, por exemplo, Plínio Marcos, Gilberto Mendes, Lolita Rodrigues, Eduardo Alaor Pereira (radialista), Bete Mendes, Ney Latorraca, Alexandre Borges, Nuno Leal Maia, Jarbas Teixeira (“A Voz de Veludo”), Alayde Camargo, conhecida como Dindinha Sinhá, radialista da Rádio Atlântica, Carlos Alberto Soffredini, Carlos Monfort, Cláudio Mambert, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Juliana Silveira, Rubens Ewald Filho, Margarida Rey, Oscar Magrini, Paulo Vilhena, Rui Ribeiro Couto, Sérgio Mamberti e tantos outros. Bandas que fizeram muita gente sair do chão como a Jornal do Brasil com Julinho Bittencourt, Ayrthon Boka e Biela; e Charlie Brown Jr.

Não podemos nos esquecer da literatura, com Martins Fontes, Vicente de Carvalho, Agenor de Silveira, Alberto de Souza, Carolina Ramos, entre outros, e aquela que é considerada a primeira-dama da cultura santista, Carolina Martin Costa.

A cidade também foi palco de inúmeros filmes longa- -metragem nacionais e internacionais e propagandas: Lula, o filho do Brasil; O Magnata; Querô; Plastic City; A Última Estação; A Boca do Lixo; Confissões de um liquidificador; e Luz nas Trevas. Além disso, Santos sempre possuiu inúmeras salas de cinemas que, nas décadas de 1970 e 1980, incluíam os cines Alhambra, Caiçara, Cinema 1, Stúdio 1, 2 e 3, Iporanga 1, 2 e 3, Indaiá, Roxy, Itajubá e tantos outros. A sétima arte pegou em cheio os santistas que, ao longo dos anos, fizeram e fazem história no cinema nacional. Tanto é que o Festival Curta Santos consta do calendário anual do país, atraindo milhares de espectadores. Vários cineastas santistas podem ser citados por seu magnífico trabalho, entre eles Chico Botelho, Ícaro Martins, José Roberto Eliezer, Tânia Savietto, Aloysio Raulino, José Roberto Torero, Hélcio Nagamine e Carlos Renato Neiva Moreira.

Fundação Arquivo e Memória de Santos
Fundação Arquivo e Memória de Santos
Artes em Santos
Apresentação da OSESP nas areias da praia do Gonzaga
Artes em Santos
Interior da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre a cidade de Santos, clique aqui