Algumas viagens acabam se tornando grandes e alegres surpresas. Um destino que se encaixa exatamente nessa categoria é Assunção, capital de nosso vizinho Paraguai.
Recentemente tive a oportunidade de revisitar tal país após 15 anos de minha visita anterior. Devo lhes relatar que o país sofreu uma grande melhoria nos últimos anos e que a cidade de Assunção atualmente é muito melhor e mais bem estruturada para o turismo do que quando a visitei anteriormente em 2004.
Além disso, há bairros novos sendo construídos, restaurantes e shopping centers de excelente padrão, além da saborosa culinária local e de um povo extremamente hospitaleiro e simpático com os turistas brasileiros.
A imagem que ficou desta minha recente visita foi a melhor possível. Fui muito bem tratado em todos os lugares que estive, não vi ninguém pedindo esmolas, não me senti inseguro em nenhum local que visitei e pude conhecer belos locais nesse destino tão pouco procurado pelos turistas brasileiros, que é a cidade de Assunção.
A palavra Paraguai, na linguagem guarani, significa “rio que desagua no mar”, o que corresponde à realidade, pois o Rio Paraguai, o mais importante do país, nasce no Mato Grosso e desagua na Argentina, na região do Rio de La Plata, próximo ao mar.
Na época que os espanhóis chegaram ao território que atualmente é conhecido como Paraguai, em 1515, a região era habitada pelos índios guaranis. No entanto, os espanhóis só se assentaram no local em 1537, quando foi efetivamente fundado um forte chamado Nuestra Señora de la Asunción, que posteriormente deu origem à cidade de Assunção, atual capital do Paraguai e sua maior cidade.
História
Assunção está localizada junto à baía de Assunção, na margem esquerda do Rio Paraguai, frente à confluência com o rio Pilcomayo. Do outro lado da margem do rio Paraguai é possível se ver a Argentina, cuja cidade fronteiriça mais próxima se chama Clorinda.
Por todo o período colonial, Assunção foi um importante centro de descanso e reaprovisionamento para aqueles que chegavam ao Rio da Prata vindos da Europa, atraídos pelo ouro e prata do Alto Peru.
Assunção tem o título de “Mãe das Cidades”, pois durante o período de domínio espanhol, de lá partiram várias expedições com o intuito de fundar outras cidades do cone sul-americano, entre elas, a própria cidade de Buenos Aires.
Durante um longo período, a Argentina e o Paraguai eram um só, tendo sido governados conjuntamente até 1620. Porém, quando a Argentina proclamou sua independência, logo em seguida, o Paraguai fez o mesmo, se separando da Argentina, através de sua declaração de independência em 14 de maio de 1811. Uma peculiaridade da independência do Paraguai é que, dentro a América Hispânica, ela foi a única que ocorreu pacificamente, pois os espanhóis se renderam aos rebeldes, tendo em vista que não teriam como resistir às tropas locais nem poderiam aguardar a chegada de reforços, que teriam de vir da região do Rio da Prata.
Em 1865, Francisco Solano López, ditador do Paraguai, entrou em guerra contra o Brasil, Argentina e Uruguai, durante o período conhecido como “Guerra do Paraguai”, que durou até 1870 e deixou consequências trágicas para o país, que foi derrotado pela “Tríplice Aliança”, pois teve sua população masculina dizimada, seu território reduzido e seu país ocupado por tropas brasileiras até 1876.
Turismo
Uma outra curiosidade sobre o Paraguai é que sua moeda, o Guarani, é a mais antiga ainda em circulação em todas as Américas.
Atualmente, Assunção tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, de um total de 7 milhões de habitantes em todo o Paraguai.
Em termos turísticos, há muitos locais interessantes a serem visitados na capital do Paraguai. Eu recomendo uma visita de 3 dias, que será suficiente para que se conheça as principais atrações, que eu detalharei a seguir.
No centro da cidade de Assunção se encontram as construções históricas mais importantes. Você pode começar seu passeio em frente ao Palácio López, que foi criado e usado pelo ditador Solano López e, até os dias de hoje, é sede do governo Paraguaio e o local onde trabalha o Presidente do Paraguai. Não é possível visitá-lo internamente, mas pode-se caminhar em volta do mesmo e tirarmos belas fotos do palácio, além de se ter a possibilidade de fazer uma caminhada pela Avenida Costanera, em frente ao Rio Paraguai. De lá, você pode ir caminhando até a Catedral de Assunção, uma linda construção em ótimo estado de preservação, para um momento de contemplação e oração.
Locais interessantes
Do outro lado da praça da Independência, onde se encontra a catedral, pode-se visitar o Cabildo, antiga prefeitura da cidade, que atualmente abriga um interessante centro cultural. A única ressalva é que, infelizmente, atualmente a praça da Independência se encontra tomada por uma ocupação de moradores que foram desabrigados com as cheias do Rio Paraguai e montaram pequenas casas de pranchas de madeira no meio da praça. Tal ocupação não é uma favela, nem oferece grandes riscos aos turistas, desde que você circule por lá apenas durante o dia, sem ficar exibindo objetos de valor. Eu mesmo cruzei tal ocupação para ir da Catedral ao Cabildo e não tive problema algum, nem senti medo, pois vi crianças brincando, mulheres conversando na calçada, ou seja, nada que me fez sentir ameaçado.
Outro destino imperdível é a Casa da Independência, que foi usada pelos conspiradores para planejarem a independência do Paraguai, e de onde partiram os rebeldes para fazerem a rendição do governo Espanhol, há poucas quadras dali. Nesta casa há uma excelente visita guiada, com um guia excepcional, além de ser muito gentil.
A Manzana de La Rivera também deve fazer parte de seu roteiro. Trata-se de um quarteirão antigo, preservado, onde se encontram aproximadamente 9 casas do período colonial, que abrigam atualmente um museu, com várias peças interessantes em exposição, além do museu oficial da Harpa Paraguai, que é considerado o instrumento nacional, além de produzir um belíssimo som.
Excelente culinária local
Caso já esteja com fome, eu recomendo um almoço (ou jantar) no excelente Restaurante Bolsi. Lá comi uma das melhores carnes que já experimentei em toda minha vida. O local é agradabilíssimo e o atendimento é ótimo. Altamente recomendado, especialmente para aqueles que apreciam uma boa carne. Para acompanhar os deliciosos pratos servidos no Bolsi, experimente uma cerveja Pilsen, a mais popular do Paraguai, que é muito leve e refrescante.
Para aqueles que apreciam o turismo religioso, recomendo uma visita à Igreja de la Encarnacíon. Uma construção austera, em tijolos, muito imponente e surpreendentemente ampla por dentro. Além disso, há muitas capelas para serem visitadas e para se orar. Preste atenção apenas no acesso à igreja, pois no meu caso, a entrada principal estava fechada, e eu pude visitá-la por sua porta traseira, contatando a secretaria, na rua aos fundos da igreja.
Outro local imperdível, considerado por alguns como o mais belo de Assunção, é o Panteão dos Heróis. Nesse local encontram-se os restos mortais dos maiores heróis da história paraguaia. Há uma guarda de honra que fica a postos durante todo o horário de visitação do mesmo. Lá estão os restos de Solano López e de outras personalidades famosas do país.
Se estiver com vontade de fazer um lanche, do outro lado da rua onde se encontra o Panteão dos Heróis, se encontra uma loja da famosa rede de sorvetes, chamada Heladeria Doña Angela. Não deixe de experimentar o sorvete de doce de leite granizado. É simplesmente delicioso!
Cultura, artes e muito mais
Na praça onde se encontra o Panteão há uma interessante feira de objetos típicos paraguaios, onde você poderá encontrar exemplares do Ñanduti, que é o artesanato mais belo e refinado produzido no país. Tal palavra na língua guarani significa “teia de aranha”, o que por si só já denota a complexidade e delicadeza de tais peças.
Ainda na região central você poderá visitar o Museu Ferroviário, que fica situado em frente à linda Praça Uruguaia. Esse museu era a antiga estação central ferroviária de Assunção. Quando o transporte por trens foi abandonado, o prédio foi transformado em museu, no qual se pode visitar antigos vagões que eram usados por passageiros em suas viagens pelo país.
Para finalizar seu passeio no centro de Assunção, vá tomar uma bebida ou até mesmo jantar no charmoso Bar San Roque, um local com muita tradição, que nos lembra os antigos cafés do Rio de Janeiro e São Paulo. Os pratos servidos são deliciosos e extremamente bem servidos.
No seu segundo dia na cidade, você poderá visitar outras regiões da cidade onde também há muitas atrações de interesse turístico. Se você gosta de futebol, não pode deixar de visitar a sede do CONMEBOL (Confederação Sul Americana de Futebol), próximo ao aeroporto internacional, no qual há um belo museu, que oferece visitas guiadas, com direito à muitas fotos segurando as taças dos torneios promovidos pela instituição.
Mais uma atração para aqueles que amam o futebol é o Estádio Defensores del Chaco, no qual são realizados todos os maiores eventos esportivos do país, além dos maiores show de rock e música pop de astros internacionais da música, como Paul McCartney, Bon Jovi e Duran Duran.
Locais charmosos
Para aqueles que apreciam o contato com a natureza, eu recomendo o tranquilo Parque da Saúde. Ele é muito belo, com uma ótima infraestrutura, além de ser totalmente coberto de árvores. Em alguns lugares, elas chegam até a forma pequenos túneis, criando sombras agradáveis para os dias de muito calor.
Um local imperdível em Assunção, para aqueles que querem conhecer um lugar charmoso e agradável é o El Café de Acá, onde é servido o famoso (e delicioso) Bolo de Cuatro Leches. Há vários ambientes nos quais podemos saborear os deliciosos pratos e iguarias servidas por lá. É um local bastante romântico, que poderá ser uma ótima pedida para casais que estiverem visitando Assunção.
Outra construção histórica de grande importância é a Igreja da la Trindad. Trata-se de uma belíssima construção em estilo arquitetônico espanhol, na qual todas as colunas e o teto interior são decorados com lindas pinturas. Vale muito conhecer tal igreja, que foi a minha favorita durante a minha visita à capital paraguaia.
Por fim, no seu terceiro dia em Assunção, não deixe de visitar o Museu do Barro, que é o mais famoso do país, no qual poderá conhecer o artesanato paraguaio, vendo lindas peças feitas de barro por habilidosos artesãos. O prédio do museu é moderno, com uma boa infraestrutura e uma coleção de peças muito interessante.
Inúmeras opcões
Aproveitando que já está na mesma região, vá ao melhor e maior shopping center do país, o Paseo La Galeria, na Avenida Santa Teresa. Lá você encontrará as maiores marcas, grifes e lojas para todos os tipos de bolso, além de cinemas e excelentes restaurantes, como o Lo de Osvaldo, além de muitos cafés.
Por fim, termine o seu dia com um inesquecível jantar no Asado Benitez, onde poderá saborear as melhores carnes paraguaias. Eu mesmo não me esquecerei tão cedo do Bife de Chorizo que comi lá. O atendimento é ótimo e os garçons são muito gentis.
Se você precisava de algum motivo para ir conhecer a capital do Paraguai, agora você já tem vários para não deixar de visitar essa simpática cidade que é Assunção, capital de nosso vizinho Paraguai.
Boa viagem!
Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones em junho de 2019.
Com agradecimentos especiais à Otávio Gabriel Briones e Thais Aveiro.