Caminhar pelos bairros históricos de Lisboa, visitando suas ruas e dobrando suas esquinas é como se estivéssemos entrando em um livro de história e virando suas páginas. A beleza, o charme singular, a atividade cultural intensa, tudo neste lugar nos encanta.
Além dos bairros históricos de Lisboa sobre os quais falamos abaixo, vejam também os posts de Belém e do Parque das Nações.
A Baixa pulsa. A região mais movimentada da cidade tem em sua diversidade de lojas, nacionais e internacionais, restaurantes, bares e hotéis, o maior charme.
Houve períodos em que a Baixa concentrava uma quantidade enorme de pequenos negócios e ofícios e isso de alguma maneira explica os nomes de suas ruas: Rua dos Correeiros, Rua dos Douradores… E cruzam com nomes de santos: São Nicolau, Nossa Senhora da Conceição…
Pontos de visitação: Praça do Rossio, Elevador de Santa Justa, Rua Augusta, Arco da Rua Augusta, Praça do Comércio e Casa dos Bicos.
Elevador de Santa Justa
Também chamado Elevador do Carmo, foi construído na virada do século XIX para o século XX, em estilo neogótico. Ponto turístico da Baixa de Lisboa, liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo. Antes de funcionar com energia elétrica, usava energia a vapor.
Em suas ruas íngremes e charmosamente antigas, ouve-se ao fundo o som do fado. Alfama é um reduto deste estilo musical que é o mais característico de Portugal.
Foi do topo de sua colina, a partir do Castelo de São Jorge, que o primeiro rei de Portugal conquistou Lisboa, em 1147. Um bairro de natureza marinha e consequentemente de muita fé e devoção. Não por acaso é o local onde se celebra as Festas dos Santos Populares durante o mês de junho.
Pontos de visitação: Miradouro das Portas do Sol, Castelo de São Jorge, Museu do Fado, Sé de Lisboa, Igreja de Santo Antônio.
Museu do Fado
Um dos atrativos interessantes nos Bairros Históricos de Lisboa é este museu, que contempla exposições permanentes e também temporárias, centro de documentação, auditório para apresentações e cursos de guitarra portuguesa e viola.
Na internet pode-se acessar um Arquivo Sonoro Digital com milhares de registros sonoros.
Efervescente, sempre em estado de ebulição criativa e artística. Chiado é o bairro dos teatros, cafés com tradição literária, livrarias antigas. Bairro de Fernando Pessoa e Almada Negreiros.
Pontos de Interesse: Museu do Chiado, Teatro Nacional de São Carlos, Teatro São Luiz e Teatro da Trindade, Miradouro de Santa Catarina e Elevador da Bica.
Ente os Bairros Históricos de Lisboa este é o destino badalado de vida noturna, com bares e restaurantes. A praça de alimentação do Mercado da Ribeira do Século XIX com comidas diversificadas é o ponto principal. A tradicional Rua Rosa e o calçadão da Ribeira também merecem ser apreciados.
No Bairro Alto é possível visitar o miradouro de São Pedro de Alcântara, a Igreja de São Roque e o Elevador da Glória.
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…