A cidade mineira de Barbacena, localizada na região conhecida como Campo das Vertentes, é grande produtora de flores, com destaque para as inúmeras plantações de rosas. Outro codinome de Barbacena é “Cidade dos Loucos”, pelo grande número de sanatórios.
Mas a cidade é cheia de histórias e cravada em meio à Serra da Mantiqueira, com um clima convidativo e muita beleza natural. Quem passa por Barbacena vai perceber que seus moradores trazem um dos mais fortes sotaques mineiros, e a “mineirice” está presente inclusive na gastronomia e no modo de vida local.
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar atrai jovens de várias partes do país. As edificações do local, em estilo neoclássico, e os vários aviões desativados são pontos turísticos.
O turismo rural conta muito sobre a história do Brasil, em passeios a fazendas históricas, como a Fazenda da Borda do Campo, localizada no município chamado Antônio Carlos, que já fez parte de Barbacena. Suas construções datam de 1698, e este foi um dos lugares das reuniões dos Inconfidentes. Há ainda as Fazendas do Ribeiro, berço dos Inconfidentes, e a Registro Velho.
Na cidade, a Basílica de São José Operário, construída nos anos 60, tem vitrais estilo Antuérpia, e no Centro Ferroviário de Cultura no CEFEC o visitante pode participar de cursos e oficinas de artes, além de conhecer a galeria.
Algumas atrações são obrigatórias no roteiro de quem visita Barbacena, como o Museu da Loucura, uma das mais importantes construções arquitetônicas do município. O museu é considerado símbolo do CHPB (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena) e seu principal objetivo é o de resgate histórico do primeiro centro psiquiátrico do estado de Minas Gerais. Ele era chamado de Hospital Colônia de Barbacena. Em seu acervo há textos, instrumentos cirúrgicos, fotografias, equipamentos, documentos e objetos que relatam o histórico dos tratamentos oferecidos aos portadores de sofrimentos mentais.
Na Casa da Cultura, antiga Cadeia Pública, tem o Arquivo Municipal, a Biblioteca Pública Municipal e a Academia Barbacenense de Letras. O IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) tombou o local há alguns anos.
No Museu Municipal, antiga mansão de João Fernandes de Oliveira Pena, comendador, construída em 1810 no estilo mineiro colonial, são encontradas peças dos titulares do Império, objetos pessoais de ilustres políticos, mobiliário do século XIX, centenas de fotos de Barbacena dos 100 últimos anos, entre outros objetos de valor cultural.
O passeio por Barbacena pode terminar no Sericícola, a primeira indústria de fabricação de seda de tear natural no Brasil. Data do século XIX e abriga hoje a Universidade de Música Popular (Bituca).
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…