Sem categoria

Barcelos: Paraíso do Rio Negro

Arquipélago de Mariuá, Barcelos

Barcelos é o maior município do estado do Amazonas, com mais de 27 mil habitantes. O município fica localizado no norte do estado, na divisa com Roraima e a Venezuela. Foi fundado próximo ao Rio Negro, um dos maiores rios do mundo, cujo nome teve origem na cor de suas águas. A cidade possui uma grande conexão com a natureza devido a sua relação com o rio. 

A cidade foi fundada em 1728 com o nome de Missão Nossa Senhora da Conceição de Mariuá, aldeia dos índios Manaus. Mariuá é uma palavra indígena que provém de Mari que, por sua vez, significa grande e Iuá  é sinônimo de “braço”.  Portanto, Grande Braço do Rio Negro) pôr o Frei Matias de São Boaventura. A primeira construção da cidade foi a capela Nossa Senhora da Conceição. Em 1758, Mariuá foi promovida ao status de vila e mudou seu nome para Barcelos, além de receber a capitania de São José do Rio Negro. Em 1816, o governador Joaquim Vitório da Costa trocou a sede da capitania para o Lugar da Barra e ordenou a demolição de todos os prédios da Vila de Barcelos, com exceção do palácio, da provedoria e da igreja, diziam na época que o governador alimentava antipatia por Barcelos. Em 1876 foi criada a Comarca de Barcelos. 

Parque nacional de Barcelos
Ilha do Governador
Bancos de Areia no rio Negro

Os pontos turísticos de Barcelos estão relacionados a sua história e natureza. A região atrai diversos turistas para a pesca esportiva do tucunaré, lazer muito valorizado na região, principalmente no rio Negro. O Parque Nacional de Jaú, o Parque Estadual Serra do Aracá,  a Cachoeira do El Dorado com uma queda d’agua com aproximadamente 400 metros de altura, com suas duas ilhas: Praia Grande e a Ilha do Governador, que fazem parte do arquipélago de Mariuá. Na Praia Grande, os bancos de areia ficam visíveis de setembro a março e para chegar até lá basta utilizar as voadeiras, que são como um uber fluvial com um custo médio de 15 reais e duração de 15 minutos. 

A cidade de Barcelos é uma das maiores do estado e conta com uma excelente estrutura, principalmente na rede hoteleira da região como a pousada El Dorado, com diárias bastante acessíveis e uma bela vista do rio Negro. O hotel Amazonita possuí serviços de passeios pela biodiversidade local, varanda com vista para o Rio Negro. O hotel Rio Negro, por sua vez, fica localizado no centro da cidade e conta com um bom serviço para os turistas e também possui preço acessível.  

Ricardo Villela

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

1 dia atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

1 dia atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás