Barra do Piraí fica no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, uma das regiões mais importantes da história do café no Brasil, conhecida também como Rota do Café.
É cercada por várias fazendas centenárias da época áurea do chamado “ouro verde”, que são a grande atração da cidade. É possível passar o dia nas fazendas, conhecendo acervos mobiliários, peças de porcelana e cristais do século XVIII, utilizados pelas famílias dos Barões do Café.
A Fazenda Taquara é uma das poucas que continuam sob administração da mesma família que era dona originalmente. Tem móveis preservados e a história contada por quem faz parte desse roteiro. No final do passeio ainda tem um café especial, plantado e torrado na própria fazenda.
Ainda dentro das fazendas antigas que contam a história da cidade, a São João da Prosperidade é uma boa opção. O local serve de locação televisiva e cinematográfica e possui uma estrutura própria para o recebimento de viajantes. Possui um foco no passado cafeicultor e a visitação é dividida entre duas modalidades: com café da manhã ou com almoço.
O centro de Barra do Piraí é pequeno e acolhedor, típico de uma pequena cidade de interior, com pracinha e bancos em seu entorno. A Igreja Nossa Sra. da Piedade, construída por Visconde de Rio Branco, é pequena, mas guarda as características originais.
Fundada em 1864 pelo imperador Dom Pedro II, a Estação Ferroviária é hoje um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Com funcionamento desativado em meados de 1990, atualmente o prédio sedia oficinas abertas ao público.
Saindo da cidade, no caminho para Valença, a Cachoeira de Ipiabas encanta banhistas com suas águas calmas e limpas. É um pedaço de paraíso em meio à natureza.
Para quem quiser aproveitar a cidade além de suas atrações históricas, tem o parque aquático Aldeia das Águas, com várias piscinas, tobogãs e atividades aquáticas.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Angélica Cardoso Marinho Feijó, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons