A Basílica Catedral Notre Dame de Amiens, ou Basílica Cathédrale Notre-Dame d’Amiens, situada na cidade de Amiens, na França, é das mais altas e maiores igrejas góticas do mundo.
Amiens é uma cidade situada no norte da França, a 120 km de distância de Paris. Aqui, o poeta, dramaturgo e romancista Júlio Verne viveu até falecer em 1905. Verne é considerado o maior criador do surrealismo europeu. Aqui também é a cidade onde o atual presidente da França, Emmanuel Macron, nasceu.
Como a cidade está estrategicamente bem posicionada, foi alvo de várias invasões e disputas acirradas durante a Primeira Guerra Mundial, quando sofreu ataques de várias frentes. O principal deles se intitula como a Ofensiva de Cem Dias, em 1918, que determinou o fim da guerra com o Armistício da Alemanha. E, na Segunda Guerra Mundial, quando foi bombardeada pela britânica Royal Air Force – RAF, que junto com a Força Aérea dos Estados Unidos, derrotaram a Força Aérea Alemã.
Seus principais pontos turísticos são: o distrito de Saint-Leu, cortado por canais e com lindas e pitorescas casas coloridas; o passeio de barco chamado de Hortillonnages onde os visitantes conhecem as hortas flutuantes; a casa de Júlio Verne, cheia de encantos; a Biblioteca de Louis Aragon; e, nosso assunto principal, a Catedral Basílica Notre Dame de Amiens.
Não se sabe ao certo a data da colocação de sua pedra fundamental. O que se tem conhecimento é que em 1220 o bispo Evrard de Fouilly já estava a frente da construção. Concluída em 1266, muitos arquitetos geriram a obra como: Robert de Luzarches, Thomas de Cormont e Renaud de Cormont. Seu interior é o maior de todas as catedrais medievais, com 126 pilares.
A principal relíquia abrigada na catedral é a cabeça de São João Batista. A valiosa peça chegou pelas mãos de Wallon de Sarton, quando este voltou de Constantinopla, na Quarta Cruzada.
O piso em labirinto e a Cruz curvada simbolizam a vitória de Jesus sobre a morte.
A fachada ocidental da Catedral é colorida. As cores foram descobertas em 1990, quando foi efetuada uma limpeza a laser. A olho nu é difícil de perceber, mas com um olhar mais preciso, é de espantar como as estátuas do portal saltam aos nossos olhos.
No interior da catedral estão sepultados notáveis como: Charles de Hérmard de Denonville, bispo; o coração de Antoine de Créqui Canaples, cardeal; e Elisabeth, esposa do conde de Flandres, Philip I. Além dos sepultamentos, onze placas em memória aos mortos na Primeira Guerra estão colocadas na porta sul.
A Basílica Catedral Notre Dame de Amiens é um espetáculo que deve ser visitado durante horas. Cada espaço está devidamente decorado com peças, objetos, esculturas e pinturas que demonstram toda a riqueza da região de Amiens. Não é apenas a beleza que encanta, mas sim a capacidade do ser humano de transferir toda a sua fé em uma edificação ímpar.
Onde : 30 Place Notre Dame – Amiens.
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…