O Batistério de São João, em Florença, foi inaugurado em 1059. O local da construção do Batistério era uma torre de vigilância, que pertencia a uma muralha que circundava Florença em seus primórdios. Considerado como a mais antiga edificação de Florença, sua decoração interna e externa saltam aos olhos dos visitantes, tamanha beleza. Mesmo com a grandiosidade da Catedral Maria del Fiore, ao lado, o Batistério de São João, se destaca.
As Portas Sul
As Portas Sul foram projetadas por Andrea Pisano no ano de 1329 e demoraram seis anos para ficarem prontas. São representações da história de São João Batista esculpida em 28 painéis. As estátuas, de autoria de Vincenzo Danti datam de 1571. Somente em 1452 é que Lorenzo Ghiberti adicionou os relevos.
As Portas Norte
A confecção das Portas Norte foi executada a partir de um concurso realizado em 1401, cujo vencedor foi Lorenzo Ghiberti. Dentre os competidores, nomes famosos com Donatello disputaram a honraria. A decoração das Portas Norte, seguiram as mesmas características das Portas Sul, com os 28 painéis, porém o tema é do Novo Testamento. Para tanto, Ghiberti demorou 21 anos para finalizar seu esplêndido trabalho. As esculturas acima das Portas foram efetuadas por Francesco Rustici, assistido por Leonardo da Vinci.
As Portas Leste
Pela magnitude dos trabalhos das Portas Norte do Batistério de São João, Ghiberti foi incumbido de confeccionar as Portas Leste. Para tanto, teve auxílio de Benozzo e Michelozzo Gozzoli. A beleza e a profundidade artística desse trabalho tiveram como consequência, palavras de admiração de Leonardo da Vinci que as intitulou como Portas do Paraíso. Na Segunda Guerra Mundial, as Portas Leste foram guardadas em local seguro. Infelizmente, não foi a Grande Guerra que as danificou, mas sim uma enchente de enormes proporções, em 1966.
Atualmente, as portas são cópias das originais que estão abrigadas no Museu Opera del Duomo, devidamente aclimatadas em nitrogênio em ambiente controlado, longe das vistas dos visitantes.
A fachada
Além das portas, o prédio octagonal é revestido com peças de mármores branco (de Carrara) e verde (de Prato), que formam um fantástico mosaico. A edificação foi construída no estilo romanesco florentino. As estátuas externas são de Francesco Rustici, Andrea Sansovino e Vincenzo Danti.
O teto do interior
A entrarmos no interior do Batistério de São João, observamos o maravilhoso mosaico instalado em seu teto, datado de 1225. O desenho representa o Julgamento Final, com cenas que impressionam pelo realismo dos castigos infligidos na época, feitos por artistas oriundos de Veneza. Tanto é que Danti Alighieri se inspirou nesses desenhos quando escreveu Inferno.
A Fonte Batismal
A Fonte Batismal foi decorada em mármore que simbolizam o batismo em si e ornamentada por um candelabro e duas fontes.
A Sepultura de Baldassare Coscia
No interior do Batistério de São João há a sepultura de Baldassare Coscia. O túmulo é obra de Donatello e do aprendiz Michelozzo Michelozzi. Baldassare recebeu o título de Antipapa João XXIII. Antipapa significa um reclamante do papado, que não foi eleito, porém requisita o cargo, geralmente com apoio de algum reino ou de cardeais. No caso de João XXIII, em oposição ao Papa Gregório XII, foi apoiado pela Inglaterra, Sacro Império, alguns reinos da Itália e França. João XXIII faleceu em 1419 e aqui foi sepultado com todas as honras.
Os Batizados ilustres
No Batistério de São João, muitas personagens históricas foram batizadas, como a Família Medici e Danti Alighieri.
Onde: Piazza San Giovanni – Florença.