Igor Parkesian, 22 anos, morador de Atibaia no interior do Estado de São Paulo, narra nesse vídeo sua jornada de mais de quatro anos na realização de seu sonho; construir sua própria casa com materiais naturais e alternativos.
O projeto se relaciona com a escolha de seu modo de vida, com suas crenças e com seus objetivos como ser humano. Ao contrário da grande maioria que parece acreditar que o ser humano é o centro do universo, ele defende a idéia de sermos uma singela parte integrante deste, sob o conceito de sermos um só.
Assim, se compreende sua preocupação com o meio ambiente, com a forma de se relacionar com as pessoas, se alimentar e compartilhar conhecimento.
A Bioconstrução
Autodidata, Igor é um pesquisador nato que busca unir teoria e prática e não abre mão de colocar a “mão na massa” para viver suas experiências. Escolheu o terreno onde quis morar, os espaços da casa, os materiais que usou na sua construção, o modelo colaborativo de construção (recebeu ajuda de voluntários interessados em trocar conhecimentos), os acabamentos, móveis…
Este mini documentário, produzido por ele e pelo amigo e produtor cultural Thiago Alves, reflete sua filosofia de vida e vontade de compartilhar os “saberes” adquiridos de forma coletiva. Eles nos presenteiam com um relato didático e ilustrativo, dos processos e etapas de uma bioconstrução.
“Esperamos que esse tipo de conteúdo possa reduzir o impacto ambiental que é causado pelas construções convencionais. Além de disseminar conhecimentos da bioconstrução para a sociedade como um todo”.
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas nos comentários ou no Instagram.
Acompanhe nosso projeto: @cidadeecultura
Bioconstrutor: @igorkian
Videomaker e fotógrafo do vídeo: @thiagoalvesph