A fé é o que movimenta a cidade de Bom Jesus da Lapa, a 800 km da capital do estado da Bahia, Salvador, e banhada pelo rio São Francisco.
Bom Jesus da Lapa concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, que acontece sempre no mês de agosto, e é conhecida como a Procissão ou Romaria do Bom Jesus, reunindo milhares de pessoas.
O Santuário de Bom Jesus da Lapa fica no topo de uma montanha, com uma subida de acesso de 300 metros e de onde se pode avistar toda a cidade e o “Velho Chico” correndo lentamente.
As peregrinações acontecem para o Cruzeiro que fica no alto do Morro da Lapa, onde a pedra que “tine” está localizada. Diz a lenda que quem bater na pedra e ela responder é sinal que voltará ao Santuário.
As grutas estão entre principais fontes do turismo religioso e algumas estão localizadas no próprio Santuário. As mais visitadas são a Gruta do Bom Jesus, a de Nossa Senhora Aparecida e a do Santíssimo Sacramento.
Um “point” na cidade é a ponte do Rio São Francisco, no horário do pôr do sol, quando as pessoas se reúnem.
Passear de lancha pelo Rio São Francisco é uma atividade quase obrigatória para quem visita a cidade. Os passeios saem da Coroa da Lapa, uma prainha no rio, e ir até a cidade de Barrinha pode ser uma boa opção.
O Museu Padre Lucas Kocik expõe objetos sacros e conta a história da religiosidade de Bom Jesus da Lapa. Todas as peças que estão em exposição foram utilizadas pelos antigos bispos e padres.
Na região central há várias praças para serem visitadas e ótimas para tirar aquela foto de recordação. A Praça da Catedral faz parte do projeto arquitetônico da Catedral Nossa Senhora do Carmo e tem uma fonte luminosa. Há ainda a Praça da Fé, a Praça do Largo da Esplanada, a Praça do Monsenhor Turíbio Vila Nova e a Praça do São Gotardo, entre outras.
Há ainda vários mercados espalhados, com produtos regionais como biscoitos, doces, frutas e até mesmo peças de vestuários, onde também é possível encontrar vários produtos alusivos ao Bom Jesus da Lapa.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Uelder Negrão, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons