Localizada nas cristas da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, já na divisa com São Paulo, Bueno Brandão guarda o jeito interiorano de viver.
São mais de trinta cachoeiras catalogadas, muitas sem qualquer infraestrutura para recepcionar os visitantes. Porém, outras como as cachoeiras do Machado II, Ponte Alta, Santa Rita, Panotin, Cafundó e Félix contam com serviço de bar e lanches.
Picos e vales são outros dos atrativos locais – alguns deles chegam a 1.880 metros acima do nível do mar, e tiram o fôlego de quem busca a paz que esses locais trazem. É possível chegar ao cume caminhando por trilhas, de moto, bike ou jeep. O Vale das Furnas é um dos mais visitados devido a sua vista panorâmica, ideal para fotógrafos profissionais e amadores, de onde se avista cidades vizinhas como Ouro Fino e Inconfidentes.
Entre os passeios, o Mirante do Cristo é um dos pontos que mais recebem turistas, e o Mirante da Serrinha é o destino preferido entre os praticantes de trekking.
Com tanto verde e rios que serpenteiam recortando a cidade, o turismo de aventura é um dos maiores atrativos de Bueno Brandão, com espaços para a prática de cascading, rapel, boia-cross, tirolesa, arborismo, voo livre, ciclismo, off-road, motociclismo e outros.
Com uma farta oferta de matas, trilhas, rochedos, ar puro, mirantes, cachoeiras, pastagens, fauna e flora, além de centenas de nascentes e minas d’água que brotam desse solo abençoado, é um destino também de turismo ecológico. As noites são um espetáculo à parte, já que Bueno Brandão tem uma das melhores localizações da América do Sul para observação das estrelas.
O turismo rural também é um ponto forte na cidade, que tem em seus arredores alambiques artesanais que produzem cachaças da melhor qualidade, além de um produtor de vinho, o único na cidade, onde se pode comprar também suco de uva integral. Há ainda fazendas que produzem delícias como queijos, requeijões e doces, sempre com porteiras abertas para receber o público.
Antes de deixar a cidade, vale a pena passar no Centro de Atendimento ao Turista e na Casa do Artesão, que ficam em um casarão construído há mais de 100 anos, onde funciona também a Escola Livre de Música, e fazer algumas paradas nos restaurantes, bares, cantinas e cafés que guardam o segredo da mesa farta, entre cores, aromas e sabores, resultado de todas as influências que formaram a cultura brasileira – a culinária mineira é uma das mais apreciadas do país. Se delicie com broas de milho, pães de queijo, tutus de feijão, linguicinhas, massas apetitosas e. para fazer a digestão, prove especialidades da terra como a jeropiga e o licor de amora.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…