Búzios tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. Conhecida como a Saint-Tropez brasileira, ficou conhecida internacionalmente quando Brigitte Bardot passeou pela região, ainda nos anos 60, e é a cidade mais badalada e procurada da chamada Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
A Rua das Pedras é o grande “point” da cidade. Fechada para carros, reúne bares e restaurantes com apresentações de DJs que animam noite adentro. Nas pequenas e charmosas ruas do centro estão filiais de marcas “top” cariocas.
Além das praias, que são um total de 20, dois pontos turísticos muito procurados para fotos em Búzios são a estátua de Brigitte Bardot na Orla Bardot e os Três Pescadores, estátuas em tamanho natural com partes dentro d’agua e que impressionam pelo seu realismo.
Existem várias agências receptivas que oferecem tours que passam na maioria das praias da península em uma jardineira. Um dos passeios mais procurados é o de escuna, com duração média de 2h30, com três paradas para nadar, passando pela Praia da Tartaruga.
Há também passeios de catamarã com fundo de vidro, para poder ver diversos peixes, pelas praias e ilhas entre João Fernandes e Tartaruga, com três paradas para mergulho. A saída é da Praia da Armação, no centro, e o snorkel já está incluso.
Para os adeptos a uma vida mais natural, a Praia Olho de Boi é uma praia nudista bem pequena, com apenas 100 metros, selvagem, de areias brancas e protegida do mar aberto por uma estreita garganta formada por rochedos. A origem do nome vem de uma semente vermelha chamada olho de boi, bastante comum na praia. O acesso de cerca de 1 km é difícil, sendo necessário atravessar a Praia Brava e o morro, através de uma trilha à direita da Praia Brava.
Em Búzios, aproveite para desfrutar dos frutos do mar, servidos de diversas formas tanto nos restaurantes mais requintados quanto nas pequenas barracas nas praias.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Thiago Freitas – MTUR