Passamos por uma verdadeira aula sobre café no “Café Biriçá”. Oscar, nosso anfitrião, explicou-nos sobre a qualidade do café arábica e como é feito o processo da seleção de grãos.
Como se cuidasse de um filho recém-nascido, pegava de diferentes sacas os grãos já secos e mostrava sua maturidade e qualidade, dando-nos o entendimento da diferença do café tipo exportação e do café comum. O bom café vem desde seu cultivo até a torrefação. E é principalmente na secagem que a atenção é redobrada, pois é fácil o grão ainda estar com sua umidade natural. a seca tem que ser perfeita, remexendo-o de hora em hora, e jamais secá-lo em chão de terra. Depois, vem a armazenagem, cujo local tem que ser arejado, sem umidade e sem luminosidade. Após esse processo, os grãos de café passam pela esteira densimétrica, na qual todos os grãos são separados de acordo com sua densidade: “Café bom é o café pesado; quanto maior sua densidade, mais qualidade possui”.
Mas, mais valioso do que ler, é viver os momentos agradáveis ao lado de quem realmente entende da melhor bebida brasileira. Então viva essa experiência! Vá com a família aprender mais sobre o que bebemos todos os dias. E curta a paisagem rural, que é o caminho para se chegar até lá!
Onde: km 43 da estrada Itatiba–Bragança, em frente ao trailer da Tenda do Mel
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…