Capitólio, situada no estado de Minas Gerais, conseguiu status de destino turístico graças as suas lindas paisagens naturais. A cidade possui poucos habitantes, cerca de oito mil, segundo estimativa do IBGE para 2020.
A região onde hoje é Capitólio, era conhecida como Mata do rio Piumhi. Aqui, os portugueses Gonçalves de Morais e Machado de Faria, nos idos 1800, se fixaram com suas respectivas famílias e fundaram algumas fazendas que se tornaram muito produtivas, atraindo assim outras pessoas que, 30 anos mais tarde, formaram um pequeno povoado com um comércio forte, entre elas os irmãos Antônio, Manuel e João Francisco, fundadores de Capitólio e deram o nome da localidade de Arraial dos Franciscos ou Arraial dos Cabeças. No último quarto do século XIX chegou ao Arraial Pedro Messias da Cunha, quando adquiriu grande quantidade de terra e dou o terreno para a construção da capela, em 1895, sob a invocação de São Sebastião, até hoje padroeiro da cidade. Esse evento fez com que o Arraial passasse a ser Arraial de São Sebastião dos Franciscos que, em 1923, foi elevado a Distrito e recebeu o nome de Distrito de Capitólio e anexado ao de Guapé. Em 1939, elevou-se para Vila e, em 1948, a Município.
Por todos os cantos da cidade encontramos sua herança arquitetônica preservada, inventariada e tombada que vale uma caminhada pelas ruas, praças e bairros rurais. São eles:
E se há locais inusitados em Captólio, obviamente há também o Turismo Arqueológico:
Não sei se é o maior destaque da cidade, mas com certeza causa deslumbre o Ecoturismo:
O Lago de Furnas foi feito quando da construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, nas décadas de 1950 e 1960. Para a construção dessa Usina, muitas terras foram inundadas de municípios próximos de Capitólio, que foi salva graças à transposição do rio Piumhi, afluente do Rio Grande, para a Bacia do rio São Francisco. O Lago de furnas possui 1.440 km² e é apelidado de Mar de Minas. Suas margens são espetaculares com o cânions Vale dos Tucanos e seus imensos paredões, e as cachoeiras Lagoa Azul e da Ilha. Além da paisagem exuberante, a infraestrutura para receber os turistas é de primeira linha, pois é oferecido passeios de lanchas, pousadas próximas e restaurantes em terra e na água.
A cidade de Capitólio surpreende por suas riquezas naturais, históricas e arqueológicas. Nota-se, desde a chegada, que seus habitantes primam pela cultura, meio ambiente e principalmente por sua história. Um lugar inesquecível que merece ser visitada e conhecida em seus quatro cantos.
Acude Velho, Campina Grande (Foto: Cacio Murilo O município de Campina Grande localizado no estado…
Na última quinta-feira (28/11), a Vila Galé inaugurou o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, seu…
Na noite de quinta-feira (28/11), a rede Vila Galé inaugurou o Vila Galé Collection Sunset…
Areia Vermelha (Foto: Cacio Murilo) Cabedelo é um município localizado no estado da Paraíba, Brasil,…
O West Plaza celebra o final do ano com uma superprodução musical inédita na capital…
Governador Valadares já está entrando no clima mágico das festas de fim de ano com…