O capoeirista Alberto José de Freitas, mais conhecido como “Mestre Sombrinha”, reside em Guarujá desde 1968 e há mais de 20 anos transmite seus conhecimentos no esporte, para crianças, jovens e adultos, na Associação de Capoeira Grupo Senzala, em Vicente de Carvalho. O esporte começou a fazer parte de sua vida quando ele era apenas um garoto. Aos 10 anos, mesmo sem conhecer os nomes dos golpes, já treinava com os amigos em Itajuípe, na Bahia. Em 1964, Sombrinha deixa sua cidade natal e quatro anos depois chega em Guarujá.
Aqui, ele conheceu “Mestre Sombra” e, em 1980, inaugurou a Associação de Capoeira Grupo Senzala. Desde então, Mestre Sombrinha já foi inúmeras vezes para os Estados Unidos participar de encontros e conferências sobre a modalidade. Com a capoeira aprendeu muito mais do que se esquivar dos adversários. Ao invés disso, o professor vê no esporte uma importante ferramenta para lutar pela preservação da cultura afro-brasileira e reduzir as desigualdades sociais.
O professor, hoje conta com muitos alunos e trabalha com pessoas de todas as idades. Segundo ele, já a partir dos dois anos de idade é possível começar a aprender os primeiros golpes desta arte marcial de origem africana.