No Brasil, o Carnaval é atualmente considerado a festa mais popular do país e, já no século XIX, havia pelas ruas do Rio de Janeiro grupos carnavalescos. No ano de 1890, Chiquinha Gonzaga compôs uma música dedicada ao Carnaval, “Ô, Abre Alas”, que, passados 120 anos, ainda faz parte do imaginário do povo brasileiro, sendo transmitida a todas as gerações.
Embora o Carnaval brasileiro seja geralmente associado aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (que têm fama inclusive mundial), São Paulo também possui tradição nesse tipo de exibição e algumas escolas de samba são bastante antigas: é o caso, por exemplo, da “Vai-Vai” que, em 2014, completa 84 anos de história. A sua sede é no Bairro do Bexiga, tão tradicional na capital paulista quanto a sua escola de samba.
Mas outras manifestações do Carnaval são realizadas em outros cantos do país: no Nordeste, saem o samba e os trios elétricos, e os ritmos regionais tomam conta da folia, como o frevo, típico de Pernambuco.
O “Galo da madrugada”, em Recife, é considerado o maior bloco de carnaval do mundo, e chega a reunir cerca de 1,5 milhão de pessoas pelas ruas da capital pernambucana, ao som do frevo, que é executado por inúmeros trios elétricos e acompanhados pelos bonecos gigantes e, pelos habitantes e muitos turistas.
Segundo o Guinness Book de 2005, Salvador (BA) possui o maior carnaval de rua do mundo.
Desde a década de 70, o carnaval de Bragança Paulista vem abrilhantando a cultura e a alegria dos seus foliões. O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, e a cidade de Bragança vem sendo palco desse evento com muito sucesso, sendo referência nos carnavais do interior paulista.
O Carnaval de Bragança é um dos mais antigos do interior paulista. Os desfiles de escolas de samba tiveram início em 1963, porém a competição entre as agremiações passou a ser oficial apenas em 1973. Antes disso, no entanto, tivemos uma grande incidência de blocos, cordões e ranchos, desfilando pela cidade e construindo uma belíssima história do carnaval até hoje.
A maior tradição do carnaval bragantino hoje em dia está atrelada aos desfiles das agremiações carnavalescas, divididas entre grupo especial, grupo de acesso, escolas mirins, terceira idade e grupo de afoxé, complementados, ainda, pelo Carnaval na Praça Raul Leme, que relembra a festividade com as marchinhas que marcaram época e atrai muitas famílias.
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…