Casa Museu Ema Klabin promove programação de férias com jogo-poema e oficinas de estêncil

A Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, oferece neste mês de julho uma programação diversificada e gratuita com objetivo de estimular o aprendizado, a criatividade e momentos em família. Estão abertas as inscrições para duas atividades que envolvem arte, cultura e imaginação.

Foto: Coletivo Zebra5

Jogo-poema: uma experiência criativa

No sábado, dia 6 julho, das 14h às 16h, a Casa Museu Ema Klabin promove a nova edição do programa Museu em Família, com a proposta de um jogo-poema que estimula a escrita criativa. A atividade consiste na manipulação de palavras dispostas no chão, permitindo que os participantes recriem textos poéticos de forma livre. Este jogo-poema, criado pelo coletivo de artistas-educadores Zebra5, não impõe regras e é uma oportunidade para experimentar a escrita poética.

A atividade é contemplada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S. A.

Oficina de estêncil: cochichando no ouvido do futuro

Qual mensagem você deixaria para as gerações futuras? O que gostaria de cochichar nos ouvidos do futuro? Nos dias 13, 20 e 27 julho, das 14h30 às 16h, a Casa Museu Ema Klabin realiza a oficina de estêncil “Disse-me-disse: cochichando no ouvido do futuro”. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de criar uma matriz de cartazes utilizando a técnica de estêncil. Eles poderão levar a matriz para casa e produzir cartazes de lambe-lambe, que trazem cor, criatividade e poesia para o espaço urbano. A atividade é voltada para o público a partir de 15 anos. São 45 vagas (15 por oficina), e as inscrições podem ser realizadas pelo site da casa museu.

Para inspirar a oficina, o público será convidado a conhecer a exposição Rio de Janeiro, XIX – XXI. Em cartaz até agosto, a mostra expõe 12 gravuras do álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836, e a série contemporânea Disse-me-disse, do artista PV Dias. A série adiciona desenhos contemporâneos às paisagens históricas, destacando o papel do cochicho como forma de comunicação de resistência dos povos negros escravizados.

Serviço

Museu em Família – Poemas Passageiros

sábado, 6 de julho

14h às 16h

Experimentando o Museu – Oficina de estêncil Disse-me-disse: cochichando no ouvido do futuro

sábados,13, 20, 27 de julho

das 14h30 às 16h

45 vagas por ordem de inscrição: https://emaklabin.org.br/educativo/experimentando-o-museu-oficina-de-estencil-disse-me-disse-cochichando-no-ouvido-do-futuro

gratuitos*

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP