Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Pedra

Catedral de Pedra – Foto: Márcio Masulino

Idealizada pelo Cônego João Marchezzi (sepultado no interior da igreja) e pelo arquiteto Bernardo Sartori  teve seu início de construção no ano de 1953.  Projetada em estilo gótico inglês, com torre de 65 metros de altura, vitrais belíssimos e diversas pinturas sacras, essa verdade obra de arte é um dos cartões postais da bela cidade de Canela no Rio Grande do Sul.

Fabricado na Itália pela famosa fundição Giácomo Crepi, os sinos de bronze se espelham por um carrilhão, em um total de doze, recebendo o nome de “Carrilhão da Independência”.

Sua finalização se deu somente no ano de 1987 quando recebe a porta em mogno com escultura gótica do artista gaúcho, natural de São Leopoldo, Valter Frasson, considerado um dos maiores escultores de madeira e obras sacras do Brasil.

Catedral de Pedra

A Catedral de Pedra, como é conhecida, recebeu em 2010 um sistema de iluminação externa que é um espetáculo a parte. A noite as luzes se acendem e, de tempos em tempos, alternam as cores projetadas na Catedral. Isso faz com que os turistas fiquem extasiados pela beleza que cada cor confere a construção e permanecem tirando fotos por um longo período.

Canela é um destino turístico reconhecido pela forma com que seus governantes desenvolvem suas ações de divulgação turística. No Natal, a cidade toda é decorada e a  Catedral de Pedra não fica de fora do evento, sendo inclusive a protagonista com a descida do papai noel de sua torre.

Altar da Catedral de Pedra
Altar da Catedral de Pedra

O altar e suas obras de arte

Esculpido pelo uruguaio Julio Tixe, o quadro da Santa Ceia no altar é uma belíssima obra de arte. Assim como as brasões dos quatro evangelistas: Marcos, Mateus, João e Lucas e outros painéis pintados pelo pintor e escultor gaúcho Marciano Schmitz.

Informações sobre horário de funcionamento: (54) 3282-1132
www.paroquiadecanela.com.br
Endereço: Praça da Matriz, 69 – Centro de Canela/RS