Centros Históricos na Rio-Santos

centros históricos na rio-santos-Paraty
Paraty: um dos mais harmoniosos centros históricos na Rio-Santos.  Foto Márcio Masulino

Centro Histórico de Paraty

Tombado pelo IPHAN, segundo a UNESCO o Centro Histórico de Paraty é o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do Brasil. Foi planejado por engenheiros militares portugueses aos moldes das cidades lusitanas. São 31 quarteirões preservados que hoje abrigam diversos comércios que mantêm as construções originais, preservando o glamour como em um cenário de época. Um elemento interessante é o calçamento da vila, todo feito em pedras pé-de-moleque. Estas pedras, trazidas de Portugal, impediam que as mulas carregadas de ouro atolassem. Realmente é uma viagem no tempo, sempre ao som de boa música, lindas lojas e restaurantes fantásticos.

 

Centro Histórico de São Sebastião

Foto Celso Moraes
Foto Celso Moraes

São construções feitas em pedra, óleo de baleia e cal em sete quarteirões com três edificações bem representativas da época colonial: a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia e a Casa Esperança. Em 1937, o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN, em 1969 o CONDEPHAAT, e em 1993, a Divisão de Patrimônio Histórico – PMSS tombaram o Centro Histórico de São Sebastião por sua importância no contexto histórico brasileiro.

 

Centro Histórico de Ilhabela

centros históricos na rio-santos-Ilhabela
Foto Tatyana de Andrade

Local pitoresco e colorido que exibe muitos exemplares do período colonial, como a Colônia dos Pescadores, a Câmara Municipal e a antiga Cadeia.

 

Clique para saber  dicas do que fazer no roteiro Rio-Santos