Imagine um castelo, um daqueles com os quais sonhamos ou imaginamos existir em algum lugar do mundo, com vista para um lago, em meio a um lindo bosque. Esse lugar existe. Ele é o Château de Courson, situado a 42 km ao sudoeste de Paris, na França.
O Château de Courson foi construído em 1676 na região de Courson-Monteloup, no departamento de Éssonne, na região de Île de France.
Originalmente, ele foi a residência da família Lamoignon. No entanto, no século XVIII a família Nerveaux-Loys se tornou a proprietária da residência e do parque em torno do castelo. Atualmente, todo o conjunto pertence à família Caraman.
Os proprietários atuais têm feito um grande esforço para que a propriedade fique aberta ao público durante o ano inteiro, para visitas ao parque e ao castelo. Também foi criada uma trilha da descoberta, especialmente para as crianças que visitam o parque.
Em 1982, a Associação de Parques Botânicos da França convidou Courson para ser a sede de seu evento anual, a “Jornada das Plantas”. Tal evento foi sediado em Courson até 2015, quando passou a ocorrer em Chantilly.
Courson é considerado um dos mais belos jardins românticos de toda a França, tendo sido reconhecido como um “Jardim Notável” pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França em 2004.
Todas as espécies das quase 3000 árvores existentes no parque foram escolhidas e arranjadas de forma a criar harmonias sutis e belíssimas, a fim de compor um visual deslumbrante em qualquer estação do ano, com a troca das cores das árvores e arbustos, desde o verde, passando pelo amarelo, vermelho e marrom.
Há também um vasto lago artificial que compõe a paisagem bucólica da propriedade. É possível fazer piqueniques por todo o parque e também na beira do lago. Quando visitei o parque e o castelo, em 2015, tive a oportunidade e prazer de passar algumas horas em um piquenique à beira do lago, vendo o castelo ao fundo. São imagens das quais eu nunca me esquecerei até o fim de minha vida.
O castelo tem inúmeras janelas, o que faz com o que os seus interiores sejam fartamente iluminados pelo sol. A decoração e os objetos encontrados dentro dele são dignos dos maiores museus do mundo. Infelizmente, não é possível fotografar o interior do castelo durante a visita guiada disponível aos visitantes. Em minha visita, consegui apenas fotografar o exterior do castelo, o parque e algumas outras construções existentes, tais como uma bela capela, algumas casas e o estábulo.
Em 1985, o cantor e compositor Sting alugou o castelo e seus jardins por 9 dias, durante os quais ele e sua banda ensaiaram o show que iriam apresentar por todo o mundo, e cuja estréia ocorreria em Paris, poucos dias após o término dos ensaios. O interior do castelo, os ensaios e muito mais pode ser visto no espetacular filme “Bring On The Night”, no qual acompanhamos Sting e sua experiente banda jazzística pelos salões e corredores de Courson. Eu mesmo tomei conhecimento do Château de Courson através deste filme, quando o assisti e prometi a mim mesmo que iria descobrir que lugar maravilhoso era aquele que aparecia no filme, e que iria visitá-lo algum dia.
Alguns sonhos se tornam realidade.
Para maiores informações, consulte o site oficial do Château de Courson: https://www.domaine-de-courson.fr/en/explore-courson/chateau
Veja Sting ensaiando no Château de Courson no link: https://www.youtube.com/watch?v=MUm5KWSlbC0
Marco André Briones – marcoandrebriones@cidadeecultura.com.br
Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones, em agosto de 2015.
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…