Destino para amantes do pedal
A região do Circuito das Frutas é apropriada para várias modalidades de ciclismo e por isso está se tornando um destino certo para os amantes do pedal. Os apaixonados pelo ciclismo de estrada encontram nas curvas, na topografia e na beleza da estrada de Morungaba um lugar perfeito para a prática. O que encanta os atletas são as retas, subidas e descidas que proporcionam diversos graus de dificuldades e são perfeitas para quem quer desenvolver um bom treino. Não raro, você cruza com triatletas profissionais ao longo da pista.
Já na modalidade Mountain Bike contemplativa, aquela em que o ciclista não quer competir, mas se exercitar e apreciar o verde e as paisagens rurais, as dez cidades do Circuito das Frutas oferecem várias opções de trilhas.
Em Itatiba, por exemplo, você pode pedalar por uma estrada de terra que corta a Fazenda Santana. O cenário é lindo e o caminho, seguro. O único inconveniente é ter de parar ao longo do caminho para abrir e fechar porteiras. Que, cá para nós, na verdade, é uma satisfação! Na cidade, uma das referências dos ciclistas é o Carlinhos, da Bike Cross. Sabe aquele apaixonado por bike que monta uma oficina e vira ponto de encontro de ciclistas? Então, é ele.
Em Jundiaí, um dos pontos de encontro é no bairro de Santa Clara, precisamente em frente ao bar de mesmo nome. Dali, os ciclistas se aventuram pelas trilhas que margeam a Serra do Japi.
Louveira possui um passeio bem bacana pela Trilha da Bica. Nela você encontra muito verde, alambiques, sítios e você ainda pode emendar com a Estrada Teresa Bizetto Cestarolli, passar por fazendas e adegas, e conhecer outro ponto de encontro de ciclistas, o Sítio Santa Rita.
Diversas dificuldades e modalidades
Outro passeio muito legal, mas que requer mais prática e disposição, é a trilha Gruta do Quilombo que sai do bairro do Quilombo em Itupeva e te leva até Indaiatuba, ou vice-versa. Ao longo do caminho, o rio Jundiaí, bois, vacas e fazendas centenárias lhe farão companhia.
Em Vinhedo, entre muitas outras, você pode fazer a trilha do Macaco, um caminho fácil e prazeroso. Ou seguir para Valinhos e explorar as trilhas da Serra dos Cocais.
Um dos caminhos mais cansativos é a subida da Pedra Grande em Atibaia, mas nem é preciso dizer que o visual vale qualquer esforço.
Agora, o grande barato é viajar entre as cidades pelas estradas de terras, sair de Jundiaí, passar por Louveira rumo a Vinhedo, e descer por Itatiba. Passear pelas estradinhas de Jarinu e cruzar a represa para chegar a Atibaia…
São tantas opções prazerosas que não sei por que você ainda está aí parado!
Outra dica importante: Morungaba tem trilhas demarcadas e passeios maravilhosos, e, lá, aquele apaixonado por bikes se chama Sandro Montico, da Ciclo de Aventura. Vale muito a pena conhecê-lo.
Guia de Cicloturismo
Com tantos caminhos e passeios, já estava mais do que na hora de o consórcio do Circuito das Frutas organizar um guia de cicloturismo da região, assim como acontece em outros lugares do mundo.
E ele está sendo concebido. O projeto tem a ambição de unir as dez cidades produtoras de frutas por meio de trilhas. E com isso potencializar os atrativos turísticos das zonas rurais.
A preocupação com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do projeto vem norteando os estudos e a ideia é que a rota tenha pontos de apoio em cada cidade. O que já é muito bom, pode melhorar ainda mais.
Clique no link para saber mais sobre esporte, meio ambiente e turismo no Circuito das Frutas