Conceição de Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte, cidade que teve a importante função de apoio e reabastecimento dos bandeirantes no Ciclo do Ouro. Próxima a Juiz de Fora e ao sul de Belo Horizonte, suas divisas englobam parte da Serra da Mantiqueira Mineira.
O principal atrativo da cidade é, sem duvida nenhuma, o Parque Estadual e a Vila de Conceição de Ibitipoca. Uma vila simpática que me lembra um pouco de Visconde de Mauá, onde interesses ambíguos se encontram em harmonia. O local é procurando por quem procura um lugar para namorar, para descansar, para isolar, ou para se exercitar intensamente em trilhas e pedaladas.
Quando cheguei em Conceição de Ibitipoca, em uma noite fria de maio, a impressão que tive era que não precisaria pedir para tocar Raul (Seixas) em nenhum dos bares abertos, pois todos já estariam tocando. Ruas de paralelepípedo, iluminação indireta , violões em punhos e uma atmosfera de paz típica de uma pequena vila no topo da montanha.
A hospedagem é democrática. Você pode se hospedar no sensacional Reserva do Ibitipoca (5 estrelas), hotéis confortáveis, pousadas charmosas ou hospedarias mais simples. A mesma coisa possa afirmar sobre os restaurantes e a culinária local. Só o fato de estarmos em Minas Gerais já nos garante uma alimentação farta e saborosa.
O Parque fica a poucos quilômetros dali e um destino obrigatório para quem já subiu a agradável serra. Falo especificamente do Parque Estadual de Ibitipoca em outro post do portal.
As igrejas barrocas centenárias lhe dão a certeza de estar em Minas Gerais e não dá para deixar de visitá-las. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Nossa Senhora do Rosário (1918).
Em pouco tempo você vai estar habituado ao local e, como em todas a Mantiqueira, relaxe e sinta a presença dos pássaros, das borboletas e o clima que só essa Serra, não importa em qual parte dela, nos traz.