“O Conjunto do Carmo, em Santos, é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. Patrimônio Nacional, desde 1940, possui duas igrejas: uma do século XVIII, a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa leiga, que se destaca pelos altares de madeira em estilo rococó, pelas telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764- 1819) e pela pia de água benta, de 1710.
Os altares laterais possuem imagens de Cristo na Via Sacra e são considerados os mais importantes da Baixada Santista pela unidade de estilo. Graças a isso, o templo é conhecido como a Igreja da Paixão de Cristo, tendo sido abençoado no dia 8 de abril de 1760. A igreja dos freis carmelitas ao lado é mais antiga: data do século XVI (1599) e tem junto de si o Convento; foi tombada pelo Condephaat em 1981 e pelo Condepasa em 1990.
Os altares dourados em madeira têm estilo barroco e são adornados por imagens devocionais do século XVIII. No presbitério, possui cadeiras em jacarandá, utilizadas para a celebração do ofício dos frades. Também em destaque possui telas de Benedito Calixto e belíssimos tocheiros. As igrejas são unidas por uma torre com campanário, criando uma fachada incomum no barroco, revestida de azulejos marianos originais do século XIX.”
Fonte: www.diocesedesantos.com.br
Onde: praça Barão do Rio Branco, s/n°
Para saber mais sobre turismo religioso
Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…
Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…
O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…