Não passamos um dia sem nos impressionar com o avanço da tecnologia em diversos setores. Desta vez, a notícia é que a ONG New Story planeja construir 50 casas na América Latina para pessoas carentes em parceria com a Icon, fabricante da nova impressora Vulcan II.
A Icon foi a primeira a licenciar e construir uma casa inteiramente impressa em 3D. A façanha ocorreu em Austin, Texas, em 2018, e desde lá a iniciativa vem revolucionando a construção de casas com tecnologia sustentável. Foram vendidas mais de quatro impressoras Vulcan e a fila de espera começa a crescer.
New Story
A New Story é uma organização sem fins lucrativos que visa colaborar na construção de abrigos para pessoas carentes em todo o mundo. A ONG atua na Bolívia, El Salvador, Haiti e México, e já financiou mais de 1.400 lares nestas regiões, nos últimos três anos.
Desta vez a organização pretende construir uma vila inteira para abrigar 100 famílias carentes na América Latina. O local exato ainda não foi divulgado.
O conceito é de se utilizar a mão de obra local com treinamento específico para a operação da máquina, que, por si só, já reduz significativamente a quantidade de trabalhadores necessários. Para se ter uma ideia, a informação do fabricante é que uma equipe de 4 a 6 pessoas é o suficiente.
Veja mais no informações no site do fabricante
As portas e janelas são as únicas partes do projeto que são instaladas manualmente, porque o chão, as paredes e o telhado são impressas com camadas de cimento de secagem rápida.
A ONG financia a operação e cobra dos futuros moradores um valor que eles possam pagar e de forma facilitada. O valor recebido ajuda a financiar novas iniciativas em outras regiões.
O objetivo é, a partir do sucesso desta obra, expandir a ação e construir inúmeros bairros sociais nas regiões mais necessitadas.
A impressão 3D deixou de ter uma perspectiva de ser o futuro para se tornar realidade.