Entre os Franciscanos que vieram ajudar a colonizar o Brasil, logo após o descobrimento, havia excelentes arquitetos; uma das provas disso são as construções erguidas pela Ordem de São Francisco em todo o país.
Rompendo com os padrões tradicionais da arquitetura de Portugal, os construtores religiosos, conceberam para seus prédios formas arquitetônicas inéditas, distribuídos por diversos pontos da costa litorânea. Desenvolveram um estilo cuja evolução leva a crer na existência de uma verdadeira escola de arquitetos entre a irmandade franciscana. Muitos desses prédios, ainda conservados, permitem ver a arquitetura no tempo em que o Brasil dava seus primeiros passos.
Dentre as construções que sobreviveram aos séculos destaca-se, no Bairro de São Francisco, o Convento de Nossa Senhora do Amparo. Foi projetado a pedido dos moradores que desejavam que construíssem ali um Convento. Depois de inspecionarem vários sítios, alguns religiosos, que viajavam pela região, deram preferência para as terras situadas em paragens pitorescas, à beira de uma enseada ao sul, oferecidas por Antônio Coelho de Abreu.
A licença para a construção foi dada por Provisão 1658. Dos franciscanos que passaram por ali em meados de 1657, dois ficaram, Frei Baltasar das Neves e Frei Luis, para dar início às obras, em 1664. A construção feita com a ajuda de escravos levou quatro anos para erguer um conjunto composto pela igreja e convento. Foi construído com taipa de pilão e também pedra e alvenaria de tijolo. Em meados de 1668, aproximando-se do seu acabamento, foi celebrada a primeira festa de Nossa Senhora do Amparo.
No interior do Convento é possível ver belas e conservadas imagens como: preciosa imagem do Bom Jesus, que tem acima de 300 anos, São José, São Judas, Sagrado Coração de Jesus, São Francisco e São Pedro com a chave, além de Santa Ana (mãe de Maria), toda em madeira datada de 1600; as figuras franciscanas também estão presentes no Convento como de: Nossa Senhora do Amparo, Santo Antonio e São Benedito, com seus valores inestimáveis.
A restauração do Convento só aconteceu em 1932, quando o teto ameaçava a desabar. Seis anos foram necessários para terminar o grande empreendimento. Apesar de ter sido modificado internamente, externamente preservou-se a arquitetura original. Somente o azulejo português e o piso não são originais de época. O cruzeiro defronte ao Convento era comum na implantação franciscana.
O Convento de Nossa Senhora do Amparo está situado na cidade histórica de São Sebastião (tem sete quarteirões tombados e vários outros edifícios tombados isoladamente pelo Condephaat), no Bairro São Francisco. Desde 1965, a Paróquia tem sede na igreja conventual do Convento Franciscano de Nossa Senhora do Amparo. Mas, devido ao crescimento da região, e por não permitirem novas construções no convento tombado, a atual administração da Paróquia, em comum acordo com o Definitório da Província Franciscana da Imaculada e com a Diocese de Caraguatatuba, fez a aquisição de um terreno de 3.200 metros quadrados, situado a um quilômetro da atual matriz e a 500 metros da capela do Morro do Abrigo, para se construir a nova Igreja Matriz e dependências paroquiais. O Convento continuará com os franciscanos, como um centro de irradiação da mística franciscana no Litoral Norte de São Paulo.
Fonte Livro História do Convento.
Para saber mais sobre São Sebastião, clique aqui
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…