Cordeiro Patagônico – Foto André R.
Cordeiro Patagônico em Ushuaia
No extremo sul da América do Sul, mais precisamente em Ushuaia, a gastronomia é diversa e farta. Um dos seus principais pratos típicos é o Cordeiro Patagônico. Em uma região que aparenta ser inóspita, é surpreendente a adaptação do homem e dos animais de corte. Com muitos anos de tradição e tempo suficiente de amadurecimento de receitas, hoje, o que vemos é um identidade própria e uma gastronomia única.
Vamos ao prato! Depois de abatido e totalmente limpo, o cordeiro é colocado em ganchos ao ar livre para “arejar”. Depois, totalmente aberto, o sal é espalhado pelo corpo com água quente, uniformemente. O cordeiro é amarrado em varas como se fosse um estandarte e colocado bem próximo a uma fogueira, onde irá receber o calor entre duas e três horas. Enquanto está assando, é feito o molho que o acompanhará.
O molho é o chimichurri, porém à base de água.
Depois de assado de um lado e de outro, o cordeiro é servido aos pedaços que são tirados na hora e acompanhados pelo molho chimichurri.
É muito provável que você esteja passeando pela região e senta um cheiro agradável de churrasco, pois os moradores que vivem mais afastados do centro da cidade, costumam sempre fazer esse delicioso prato ao ar livre.
Por sorte, esta tradição está ao alcance dos turistas nos restaurantes da cidade.
Restaurantes
La Estancia – Gobernador Pedro Godoy, 155.
Casimiro Bigua – Calle Maipu, 395.
Bodegon Fueguino – Avenida San Martin, 859.
Para saber mais sobre Ushuaia.