Cornélio Procópio, um bom destino para descobrir no Paraná

A ferrovia está intimamente ligada com a colonização, surgimento e desenvolvimento da cidade de Cornélio Procópio. Com ela chegaram os imigrantes, além de pioneiros paulistas e mineiros na maioria. A Companhia Ferroviária Noroeste do Paraná foi criada na década de 1920 por um grupo de fazendeiros erradicados na região de Jacarezinho e Cambará, para escoar a produção das fazendas.

Foto por Divulgação IAP / Agência Estadual de Notícias do Paraná / reprodução via https://www.viajeparana.com/Cornelio-Procopio

Mesmo sendo uma cidade pujante, há muito verde para ser aproveitado em Cornélio Procópio, como no Parque Estadual da Mata de São Francisco, que possui trilhas, estrutura para camping, inclusive com amenidades de banho, e muita natureza preservada. As árvores de peroba, com mais de 300 anos, são a grande atração desse parque.

No Bosque Municipal o visitante vai ser recepcionado por quatis, quase sempre fazendo grande algazarra. Por lá é possível avistar também muitos tucanos, aves de várias espécies e bandos de capivaras. O local é um bosque formado pela Mata Atlântica e oferece ótima infraestrutura.

Para quem gosta de pescar, o Lago São Luiz, que é palco de vários campeonatos de pesca esportiva, é uma ótima opção.

Foto por Prefeitura de Cornélio Procópio / reprodução via https://www.viajeparana.com/Cornelio-Procopio

Na antiga estação ferroviária está o Museu de História Natural, uma verdadeira experiência sensorial e visual, com muitos animais e um cenário digno de filmagem cinematográfica.

As grandes referências religiosas da cidade são a estátua de Cristo em bronze, uma das maiores da América Latina, e a Catedral Cristo Rei, com arquitetura em estilo neorromânico e influências bizantinas, com diversas estatuetas e obras de arte, algumas com policromia em ouro.

Um passeio na gastronomia diversa pode ser feito no NBox Food Park, um parque de food trucks que oferecem os mais variados cardápios, com espaço diferenciado para os visitantes.

Dois eventos marcam o calendário da cidade: o Carnaval de Rua e a Feira da Lua, que acontece todas as terças-feiras a partir das 18h, com feira de artesanato, música ao vivo, praça de alimentação e brinquedos para a criançada.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Newton C Braga, public domain, via Wikimedia Commons