Cubatão é citada pela primeira vez em 1533, quando Martim Afonso de Souza, dono da Capitania de São Vicente, doou parte das terras a Rui Pinto. Porém, há registros que demonstram a presença humana no local há pelo menos 7.000 anos.
Cubatão foi o principal entreposto do Brasil, onde cargas e mercadorias trocavam as balsas que vinham do porto pelo lombo das mulas que subiam a Serra do Mar. Anos mais tarde, a cidade se tornou caminho da São Paulo Railway, que, com um sistema funicular ligando Cubatão a Paranapiacaba, revolucionou o transporte do país e deu condições para escoar a produção de café. Em 1926, foi instalada a Usina Henry Borden, que, a partir da geração de energia aliada com a abundância de água, garantiu a instalação de diversas outras indústrias na região.
A cidade que já ganhou manchetes pelo seu polo industrial carrega hoje o título de “cidade-símbolo da recuperação ambiental”, concedido pela ONU em 1992. Os atrativos naturais e históricos, cada dia mais, trazem turistas que estão descobrindo um destino com grande diversidade de passeios a apenas 59 km da capital paulista.
Com mais de 60% de seu território de proteção ambiental, o ecoturismo tem se destacado, com ofertas de passeio em canoa havaiana, pequenos barcos, trilhas e cachoeiras e piscinas naturais, como as que podem ser encontradas no Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar e no Parque Ecológico do Perequê, onde também está a Cachoeira Véu da Noiva, com 80 metros de altura.
O Caminho da Estrada Velha de Santos, com início em São Bernardo do Campo e término em Cubatão, com 9 km, é um ótimo programa para conhecer as belezas da Serra do Mar e mais sobre a história do Brasil, passando pela Calçada do Lorena, reconhecida como o primeiro caminho pavimentado com rochas, unindo o planalto ao litoral, e pelo conjunto de monumentos históricos construídos no ano de 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
No Parque Ecológico Cotia-Pará, considerado um dos locais mais charmosos da cidade, há um mini zoológico, viveiros de pássaros e mais de 1.000.000 de m² de manguezais, onde existe um sítio ecológico para ser visitado com revoada de guarás vermelhos aos finais de tarde.
O turismo local oferece ainda locais para pesca, avistamento de pássaros e o turismo industrial, com foco no pedagógico.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Acervo Prefeitura Munic. de Cubatão via Banco de Imagens do Estado de SP