Dia Mundial do Turismo: curadora artística lista três cidades perto de São Paulo para quem é apaixonado por arte

A relação do turismo com a cultura é profundamente interligada, visto que a herança cultural e as particularidades regionais são poderosos agentes impulsionadores para motivar viajantes e turistas a desbravarem novos destinos. Com o propósito de enaltecer o segmento, a Organização Mundial do Turismo (OMT) decretou, em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, como forma de reforçar, ainda mais, a importância do setor no desenvolvimento social, cultural e econômico no mundo.

“O turismo atua como poderosa ferramenta de preservação da cultura local, em virtude do incentivo à conservação do patrimônio histórico, intelectual e cultural do país, além de promover o enaltecimento dos costumes e tradições locais e impulsionar a economia regional com a geração de emprego e renda”, discorre Marisa Melo, curadora artística e fundadora da UP Time Art Gallery, galeria itinerante que alcança mais de 30 países com a divulgação do que há de melhor no cenário de arte contemporânea.

Divulgação

De acordo com ela, a data é uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural do país e tem um impacto extremamente importante na divulgação e valorização dos artistas plásticos, principalmente dos profissionais fora da rota cultural metropolitana. “Quando os turistas visitam essas regiões, eles estão em busca de experiências culturais autênticas, contribuindo, assim, para a exploração e divulgação da arte local, além do interesse em conhecer a história da arte e dos artistas locais, difundindo esse conhecimento e os trabalhos artísticos para outras regiões do Brasil e do mundo”, complementa.

Ainda que a capital paulista seja reconhecida mundialmente como um dos principais circuitos de turismo cultural, em virtude da rica diversidade de museus, galerias, arquitetura e gastronomia, a curadora reforça a importância da descentralização para o progresso intelectual, social e econômico das regiões. “Ao descentralizar os projetos e ações culturais das grandes metrópoles, as outras regiões também têm a oportunidade de se desenvolverem economicamente, o que contribui, também, para a redução das desigualdades sociais. Isso permite que seja possível que os artistas vivam fora das grandes cidades e o público tenha acesso à diversas atividades culturais de qualidade em outros locais”, discorre a curadora, que é responsável por representar artistas do Brasil e de diversos países da Europa.

Com o propósito de celebrar o Dia Mundial do Turismo e promover a cultura e o cenário artístico das regiões paulistas, a curadora Marisa Melo, elenca, a seguir, três cidades próximas à São Paulo para quem é apaixonado por arte. Confira, abaixo
 

Embu das Artes

Localizada a cerca de 30km da capital paulista, a cidade de Embu das Artes é considerada um dos pólos artísticos mais importantes de São Paulo, em virtude de seus inúmeros antiquários, ateliês e lojas de decoração. “Embu ganhou destaque por ser um local especialmente vocacionado para acolher artistas e amantes das artes plásticas, pois abriga uma gama de artesãos e profissionais do meio, que produzem peças únicas e exclusivas em diferentes técnicas e materiais”, conta Marisa. Aos finais de semana, a cidade recebe turistas de diversas regiões do país, especialmente de São Paulo, para aproveitar a Feira de Arte e Artesanato, que acontece no centro histórico da cidade, aos sábados e domingos.

Aparecida do Norte

Responsável por atrair milhares de devotos e fiéis do Brasil inteiro, a cidade de Aparecida do Norte ganhou fama após a imagem de Nossa Senhora Aparecida ser encontrada, em 1717, por pescadores da região no Rio Paraíba do Sul. Desde então, a região, localizada a 170km de São Paulo, é conhecida como a “Cidade da Fé” e considerada referência nacional de Arte Sacra, em virtude dos trabalhos de diversos artistas plásticos, escultores, pintores e arquitetos especializados em traduzir o sagrado. “Além da religião, a cidade também é uma referência no acervo de obras sacras das basílicas e igrejas da cidade, com destaque para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, considerada um dos maiores templos católicos do mundo, e o imponente Santuário Nacional de Aparecida”, destaca a curadora.

Pedreira

“Pedreira é uma cidade encantadora que ganhou destaque nacional por sua produção de porcelana e artesanato. Conhecida por suas paisagens bucólicas e charmosas, é um destino turístico popular para aqueles que buscam tranquilidade e a beleza das cerâmicas”, sugere Marisa. Localizada na Região Metropolitana de Campinas, a 137 km de São Paulo, é conhecida nacionalmente como “Capital da Porcelana”, com diversos itens de decoração e artistas plásticos especializados na técnica, além do forte comércio de decoração da região, que oferece itens de decoração, louças, quadros e artesanato local.

“Por fim, é importante lembrar que a cultura é um direito de todos e não deve estar concentrada em apenas algumas regiões do país. A descentralização é, portanto, uma forma de garantir que a cultura seja acessível a todos, independentemente de onde vivam”, finaliza Marisa Melo.

Sobre Marisa Melo

Marisa Melo é formada em Propaganda e Marketing, Moda e Fotografia. Paulistana, é fundadora e curadora artística da UP Time Art Gallery, galeria itinerante que reúne artistas do Brasil e de diversos países da Europa e tem como principal objetivo divulgar e disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Membro da Associação Internacional de Arte, a empresária também é formada em Gestão de Negócios, Arte e Estética e Design Gráfico, conquistando exposições ao redor do mundo, sendo a mais recente no Carrousel du Louvre, em Paris, no mês de abril de 2022.