Monte Verde, natureza e clima de romance no mesmo destino.

Fotos: Ricardo Cozzo

No topo da Serra da Mantiqueira, divisa de São Paulo com Minas Gerais, um pequeno povoado com ares europeu se destaca com um dos destinos mais procurados no inverno, é o distrito de Monte Verde, que faz parte da cidade de Camanducaia (MG). Fundada pela família Grinberg, que veio da Letônia, e encontrou nessas terras os “ares” de sua terra natal que haviam deixado para trás.
Durante as décadas de 70 a 90, o difícil acesso (a estrada era de terra batida, com muitas curvas e bastante íngreme) fez com que essa “pequena suíça” fosse um destino quase restrito, onde só chegam veículos 4×4 ou pequenos aviões, já que a pista de aterrissagem foi uma das primeiras “construções” do local e que é hoje o aeroporto mais alto do Brasil, com 1.560 metros de altitude.


No alto de seus 1.555,5 metros de altitude, cercada por uma cadeia de montanhas e com rica fauna e flora, recebeu em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil pela Revista Quatro Rodas, e no ano seguinte foi votada como a “mais romântica”.
Com temperaturas que chegam a sete graus negativos durante os meses de junho e julho, as várias pousadas e hotéis oferecem chalés com lareiras e hidromassagens com vista para a exuberante natureza. O frio convida a boa mesa, e a única avenida que corta o povoado, oferece uma gastronomia internacional, com destaque para os fondues e chocolates, mas Monte Verde é muito mais que do romance, é também “destino natureza”.

Festival de Inverno com música e dança da cultura da Letônia


Estradas de terra cortam a serra e são ideais para os amantes de cavalgadas e off roads, levando a paisagens que valem ser fotografadas. Os adeptos do trekking encontram trilhas que levam as grandes pedras que são proteção natural dos fortes ventos que passeiam pelo topo das montanhas. Esses caminhos levam a Pedra Redonda, Platô, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Pico Selado, esse último restrito a escaladores que podem deixar mensagem no livro do cume, que fica dentro de um tupperware.
Os ipês, carvalhos, cedros e araucárias se destacam na paisagem onde esquilos passeiam e pequenos pássaros multicoloridos são hóspedes permanentes.

Como chegar: Acesso pela Rodovia Fernão Dias, parte da BR-381, com os 30 km finais (da sede do município ao distrito) em estrada íngreme. Outra opção de acesso é a estrada de terra que liga Monte Verde ao distrito de São Francisco Xavier, no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, com acesso pela Rodovia Monteiro Lobato (SP-50).
Onde ficar:
São vários hotéis e pousadas, mas seguem boas dicas
Estalagem Wiesbaden (https://www.wiesbaden.com.br/)
Pousada Pedras e Sonhos ( https://www.pousadapedrasesonhos.com.br/)
Pousada Jardim da Mantiqueira (https://www.pousadajardimdamantiqueira.com.br/)

Patrícia de Campos

Posts Recentes

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 horas atrás

Conheça dois destinos diferentes para comemorar Natal e Ano Novo

Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…

2 horas atrás

Cia. Tempos-juncos estreia curta-metragem Ivo & Lino no Espaço Cultural Grande Otelo em Osasco

O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…

2 dias atrás

Fórum Nacional de Turismo Religioso guia práticas e estratégias para o turismo no Brasil

Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…

2 dias atrás

Pré-Temporada de Verão em Balneário Piçarras conta com atividades de aventura, culturais, natureza e gastronomia

Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…

2 dias atrás

JW Marriott Hotel São Paulo oferece programação festiva para Natal e Réveillon

Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…

2 dias atrás