A religiosidade tradicional mineira deu nome para a pequena cidade de Divinolândia, localizada na Serra da Mantiqueira, com paisagem de quadro bucólico, cercada de montanhas e vales.
A agricultura é a principal fonte de renda local, principalmente as plantações de café, mas o destino tem sido descoberto pelos amantes do turismo de natureza e de aventura.
No século XIX, a partir de uma pequena capela construída de pau a pique que abrigava uma imagem do Divino Espírito Santo e outra de Nossa Senhora da Glória, um povoado foi se erguendo.
A capela foi substituída, já há séculos, por duas igrejas, e cada qual com o nome dos antigos padroeiros. Em arquitetura colonial, guardam a beleza das igrejas mineiras.
Com 1.380 metros de altitude, na cidade não faltam cachoeiras a serem visitadas. Para chegar a algumas é necessário enfrentar por vezes mais de uma hora por trilhas, assim como para alcançar o topo dos mirantes, sendo o mais conhecido deles o Morro da Torre.
O município é conhecido na região pelo Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, criado pelo padre Sebastião Socorro Costa, em 1980, então pároco da cidade. A festa é celebrada até hoje, de 03 a 12 de outubro, com grande participação de romeiros que vêm de fora e dos moradores da cidade. Além do famoso Jubileu, Divinolândia de Minas tem rodeios, Carnaval e o Fest Gospel todos os anos.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Geraldo Wagner Oliveira, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons