Documentário de jornalista brasileira sobre a guerra Israel x Hamas será exibido no MIS

Depois de cobrir a guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023 em Israel, a jornalista e escritora Sabrina Abreu voltou ao país, em janeiro, quando foi também à Cisjordânia para captar, entre israelenses e palestinos, as repercussões da escalada do conflito. O resultado é o documentário “Ainda é 7 de outubro”, com roteiro e direção da jornalista, que será exibido em uma sessão gratuita e aberta ao público no dia 24 de abril, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.

Em cena do documentário, os sobreviventes Rafael Zimerman e Rafaela Treistman observam a foto de Ranani Glazer, namorado de Rafaela e amigo de Rafael, assassinado no atentado de 7 de outubro. (Reprodução)

Especialistas e personagens dos dois lados foram ouvidos sobre o significado de 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e matou 1200 pessoas, sequestrou outras 240, o que desencadeou uma guerra que já se estende há mais de 6 meses, e como esse novo capítulo se insere no histórico de tentativas frustradas de paz e de recorrentes guerras, há 75 anos. Apesar de ter colocado seu nome na lista de jornalistas interessados em entrar em Gaza, a partir de Israel, a documentarista não conseguiu permissão para fazer isso. 

“Enquanto fazia a cobertura, no primeiro mês da guerra, senti a necessidade de contextualizar os fatos e de ouvir com mais calma as pessoas atingidas de diferentes formas pela guerra em andamento e pelo conflito de mais de 70 anos. O documentário nasceu dessa inquietação”, conta. 

O documentário registrou, pela primeira vez, a volta de dois brasileiros ao bunker onde sobreviveram ao ataque do Hamas: Rafael Zimerman e Rafaela Treistman constituíram os acontecimentos, no Sul de Israel, no espaço onde foi realizado o Nova Festival, invadido pelos terroristas, e no abrigo antiaéreo à beira da estrada, onde os dois conseguiram se salvar, enquanto outro brasileiro, Ranani Glazer, namorado de Rafaela e amigo de Rafael, foi assassinado.

Na Cisjordânia, Sabrina se encontrou com Fadwa Al Shaer, presidente do Centro de Jerusalém para Mulheres, e, em Jerusalém Oriental, com Mohamad Dajani, especialista em Relações Internacionais. 

“Ainda é 7 de outubro” tem 1h17min de duração. A exibição no Museu da Imagem e Som (MIS) é gratuita, e a retirada de ingressos para a sessão deve ser feita com uma hora de antecedência, na bilheteria do MIS.

Serviço

Exibição do documentário “Ainda é 7 de outubro” no MIS

Gratuito 

Duração: 1h17min

Classificação etária: 12 anos 

Data: 24 de Abril de 2024

Horário: às 19h

Localização: Auditório MIS – Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000

172 lugares (ingressos distribuídos com uma hora de antecedência)