4 - Gastronomia

Dona Lucinha é endereço certo para se lambuzar pela cozinha afetiva mineira

Um dos endereços mais icônicos da culinária brasileira é o restaurante Dona Lucinha, que fica no bairro da Savassi em Belo Horizonte. O cardápio é elaborado a partir do sabor e tradição da cozinha colonial mineira. Depois da pandemia, o restaurante se reinventou e passou a ter um cardápio bastante variado à la carte de várias iguarias mineiras. 

Atualmente a cozinha do lugar é chefiada por Márcia Nunes, natural de Serro, interior de Minas Gerais – filha mais velha de Dona Lucinha, formada em História pela UFMG, está há mais de 25 anos à frente do empreendimento. Ela afirma que a culinária é de raiz e afetiva O restaurante serve pratos como o feijão tropeiro, o tradicional frango com quiabo, tendo como carro chefe duas criações deliciosas, o mineirinho preparado com molho de rapadura e servido com generosa guarnição de agrião. Outro destaque é a carne moída, que vem acompanhada de arroz e feijão, farofa, chuchu e uma deliciosa porção de couve.

Márcia Nunes, do Dona Lucinha

O cardápio possibilita a apresentação separadamente das Cozinhas da Fazenda e Tropeira, e faz aflorar aquele sentimento de estar em casa, à beira de um fogão. Para finalizar as refeições, a casa também serve sobremesas divinas e criativas como o doce de leite e a deliciosa ambrosia.  Uma iguaria imperdível é a goiabada quente servida no tacho de cobre com o queijo do Serro.

Além disso, o restaurante Dona Lucinha também vende produtos com a marca do estabelecimento, como o livro de receitas, licores caseiros e camisetas, além de arroz, feijão, farinha e outros itens, onde parte da renda é destinada para obras sociais.

O local é bastante acolhedor, com janelas circundadas de jardins, que mais fazem lembrar uma casa de fazenda. Quadros, pinturas no teto e frases impactantes da cozinheira mor, hoje vendo o sucesso da obra lá do céu, profetizavam: “a minha maior inimizade é com o abridor de latas”, referindo-se a sua cozinha autoral e natural, sem utilizar-se de enlatados e congelados. Antes dos pratos principais é servido o famoso pão de queijo, o torresmo e a linguiça que acompanha um molhinho apimentado e que combina com uma deliciosa cerveja gelada

O restaurante abre diariamente para o almoço. Nas redes sociais acesse www.instagram.com/donalucinhamatriz. Recomendamos fazer reservas.

Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

3 horas atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

4 horas atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

4 horas atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

10 horas atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

11 horas atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

1 dia atrás