Um estilo de vida
O objetivo desse esporte é descer o mais rápido possível uma ribanceira. Não importa o terreno; pode ser uma encosta de montanha ou simplesmente uma escadaria. Usa-se uma bicicleta e muita ajuda divina.
As bicicletas foram evoluindo pouco a pouco para essa prática, sendo dotadas de pneus mais largos e freios mais potentes. O esporte teve origem na Califórnia, nas montanhas de Marin County, e teve seu primeiro campeonato mundial no estado do Colorado, nos EUA, em 1990. No Brasil, começou a ser praticiado em 1991 e as pistas aumentaram o grau de dificuldade e técnica, indo de trilhas estreitas (tracks), passando por pedras, degraus altos (drop-off), vãos (gaps) e rampa de lançamento, até trechos com raízes, valas, erosões e lama.
O Mountain Bike Downhill em Atibaia já existe há mais de 20 anos. Amigos se reúnem para ampliar a trilha, levam ferramentas consigo e compartilham suas experiências no esporte. Os próprios riders constroem a trilha, fazem a manutenção e a preservação ambiental da Serra.
“Tenho 17 anos e pratico o esporte há 3 anos e tudo começou quando assisti documentários e vídeos na internet, me identifiquei muito, e logo comecei a acompanhar alguns amigos que praticavam, foi quando surgiu a oportunidade de trabalhar em uma bike shop e assim pude montar minha primeira bicicleta. Depois de muito esforço pessoal entrei no esporte, pude conhecer novos lugares e fazer novas amizades. “Downhill não é apenas um esporte e sim um estilo de vida!”. Alex Lopes
Clique nos links para saber mais sobre esporte, cultura e turismo em Atibaia e no Circuito das Frutas