“O uso do cavalo como forma de terapia data de 400 a.C. quando, Hipócrates utilizou-se do cavalo para ‘regenerar a saúde’ de seus pacientes. Em 1901, foi fundado o primeiro hospital ortopédico do mundo, em função da guerra dos boêres na África do Sul, o Hospital Ortopédico de Oswentry (Inglaterra) onde o número de feridos era muito grande. Uma dama inglesa, patronesse daquele hospital, resolveu levar os seus cavalos para o hospital a fim de quebrar a monotonia do tratamento dos mutilados. Esse é o primeiro registro de uma atividade equestre ligada a um hospital.
Liz Hartel (Dinamarca), praticante de equitação, foi acometida aos 16 anos por uma forma grave de poliomielite, a ponto de durante muito tempo não ter possibilidade de deslocamento, a não ser em cadeira de rodas e, depois, muletas. Mesmo assim, contrariando a todos, continuou a praticar equitação. Oito anos depois, nas Olimpíadas de 1952, foi premiada com a medalha de prata em adestramento, competindo com os melhores cavaleiros do mundo, e o público só percebeu seu estado quando ela teve de apear do cavalo para subir ao pódio e teve de se valer de duas bengalas canadenses.
Essa façanha foi repetida quatro anos depois, nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956. No Brasil, a partir dos anos 80, quando foi criada a ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia), o tratamento tomou maior impulso, mas somente nos últimos seis anos é que se pode notar o verdadeiro crescimento dessa modalidade terapêutica, haja vista o número crescente de centros de equoterapia em todo o território nacional. A equoterapia foi reconhecida como método terapêutico em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina.”
Fonte:www.equoterapia.org.br
Conta com uma ampla equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapeuta, psicólogo, equitador, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo, técnico zootecnista, técnico agrônomo e médico veterinário, realizando um trabalho interdisciplinar, sendo um dos aspectos mais importantes nesse tipo de abordagem, que conscientiza o indivíduo de suas capacidades e não de suas incapacidades, trabalhando-o como um todo.
Fonte: Centro de Equoterapia Pé de Pano
Onde: Av. São Francisco, 4.001 – Bairro Santa Helena
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…