Explorar todo o município de São Sebastião não é uma tarefa fácil. São mais de 100 km lineares de costa, sendo que uma metade do município é cercada pela Mata Atlântica e a outra metade é aberta para o oceano. São Sebastião é assim. O local possui qualidades ímpares quanto aos seus atrativos turísticos e oferece, dentre as mais de 30 praias, variados esportes. Trilhas, pesca, surf, mountain cross, mountain bike e skate são exemplos do espírito aventureiro dessa cidade. Radicais ou não, vale a pena desfrutar desse panorama próprio para o lazer.
Adrenalina no Surf
O maior “pico” de São Sebastião é, sobretudo, entre dezembro e fevereiro na alta temporada. Para a galera do surf, as ondas mais fortes e tubulares ficam no canto sul. As praias mais procuradas pelos aficionados do esporte que passam o dia nas suas pranchas voadoras, são Camburi, Paúba, Praia da Baleia, Juquehy, Praia Brava, Boissucanga e principalmente Maresias.
O surf foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Em 1778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, afirmou que já existiam surfistas na ilha. A primeira vez que o mundo ouviu falar do surf foi depois das Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.
No Brasil, a primeira prancha brasileira foi feita em 1938, por paulistas, a partir da matéria de uma revista americana, que dava as medidas e o tipo de madeira a serem usados.
Atualmente, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) é quem regulamenta e traça as regras do esporte. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) que consagra o campeão mundial.
Fonte: www.oradical.uol.com.br
Cascading
O cascading é o rappel dentro d’água, praticado em cachoeiras belíssimas, tanto no entorno, quanto dentro da área. É indispensável o acompanhamento de monitores acostumados com a região. Pode ser feito na Cachoeira das Calhetas, em Maresias. São 90 metros de descida com vista para o mar, terminando em uma trilha que leva à praia. A aventura dura quatro horas.
Canoagem
A canoagem é praticada, principalmente nos rios Una e Juquehy, o percurso pode chegar até às ilhas do Gato e Montão de Trigo. Mesmo fora dos rios, com mar calmo, é recomendável remar nas águas oceânicas.
Na pré-história, os homens utilizavam pequenas embarcações como transporte. Em 1936, passou a ser considerada como espor te nas Olimpíadas de Berlim. É composta pelas modalidades: velocidade (com percursos de 500m e 1000m), Slalom (com desvios de obstáculos), Oceânica, Maratona (percurso de 15km), Caiaque-pólo e Freestyle (com manobras).
Mergulho
São Sebastião é um dos lugares mais encantadores para mergulhar, pelas águas transparentes e pela riqueza de sua fauna marinha. Os pontos mais procurados ficam no arquipélago de Alcatrazes, situado na costa em direção a Boissucanga. O arquipélago possui águas surpreendentemente claras, diversas espécies de pássaros que sobrevoam o lugar e um mundo aquático inesquecível que pode ser observado pelo o mergulhador. Outra ilha importante para os mergulhadores é a do Montão do Trigo, que fica aproximadamente a seis milhas da costa, com visibilidade média de 10 metros de profundidade. Seu diferencial se dá nas tocas e grutas formadas pelas pedras, na parte de costa rochosa da ilha, onde podem ser encontrados siris, piabas, lagostas, badejos e caranguejos. As praias de Baraqueçaba e Guaecá são ótimas para mergulhadores iniciantes.
Eco-Radical
Competição de aventura para iniciantes, organizada pela Eco-Venture, realizada em 2009 na praia de Boiçucanga. Envolveu todo o litoral norte, com um circuito que engloba trekking, cascandig, water trekking, moutainbikes, cortando o Parque Estadual da Serra do Mar. Mais de 50 atletas participaram do evento. A prova foi muito disputada, alternando muitas vezes a liderança a cada bateria. Participaram dessa competição as equipes Especulunca, EquiPESM, Templo 2, Templo OPS, Tuiuiú Brasil, Adrena Rock, Corpo e Água, Ad Sumus, Livremente, Rio Vivo Tênis Clube, vendedores da etapa.
Para todas as modalidades esportivas acima descritas, se você não for profissional, a cidade dispõe de várias operadoras que darão todos os equipamentos e monitores para a prática.
Para saber mais sobre turismo e cultura de São Sebastião