Podemos dizer que Ilhabela é um capricho da natureza. Parece até que seu território foi planejado para abrigar a maioria dos esportes radicais conhecidos. Em meio a rios, cachoeiras, matas e montanhas, o arquipélago torna-se cenário ideal, tanto na terra, quanto na água para as mais variadas práticas esportivas.
Navegar é preciso sempre, principalmente se for por esporte. E as condições geográficas do Arquipélago e do Canal de São Sebastião são favoráveis à prática da vela. Isso ocorre porque a ilha forma um obstáculo natural para as grandes ondas do mar. E também pelo efeito de canalização dos ventos, voltados para o sul formando um corredor entre a Serra do Mar e a Ilha, com picos de mais de 1.300m.
Assim torna-se possível a prática desse esporte em todas as suas modalidades, fazendo da região um local de referência mundial aos praticantes. Todo ano, durante o mês de julho, ocorre, há mais de 37 anos, a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade na América do Sul, concentrando cerca de 200 barcos de vela oceânica que chegam às praias do arquipélago para competir.
A Ilha das Cabras, a mais próxima do centro do município, é protegida como um santuário ecológico e possui o fundo do mar favorável ao mergulho. Sua visitação pode ser feita a partir da praia de Pedras Miúdas, numa travessia a nado de mais de 50 m. Outras praias indicadas para mergulhar são: Praia do Jabaquara, Pacuíba, Portinho, Feiticeira, Julião, Indaiatuba, Enchovas, Bonete, Serraria, Fome e Poço.
Um espetáculo à parte é poder mergulhar e visualizar a estátua de Netuno que está a 7 metros de profundidade, na Ilha das Cabras. Hoje é ponto de encontro dos mergulhadores.
O esporte tem tido uma boa adesão, tanto é que existe até campeonato brasileiro, com cerca de uns vinte participantes que passam por quatro fases: descida inicial, descida do tobogã inteiro, breve corrida e depois cair e, para finalizar, estilo livre. Só vendo para entender, é realmente uma verdadeira loucura.
O mais impressionante é a ousadia dos praticantes, o medo passa longe, as piruetas desafiam a lei da gravidade e o mais insano disso tudo é a naturalidade que falam dos tombos. Lucas, que já venceu campeonato, nos dá a dica do sucesso: “o esquema é manter a perna firme e na hora de cair, sentar”. Haja coragem!
Mesmo a prática do esporte não sendo tão associada a Ilhabela, são encontrados, no município, um dos melhores pontos do litoral paulista com enormes ondas, a praia do Bonete.
Novidade em muitas partes do mundo, o kitesurf mistura as pranchas de Windsurf com a vela de parapente. Alguns dos melhores esportistas brasileiros nessa categoria são nativos de Ilhabela. Esse esporte é extremamente perigoso, pois a força do vento faz do praticante um palito de dente. Os cabos, que prendem o esportista ao parapente, ficam demasiadamente tensos, mas as manobras feitas por esses “estriquinados” é um show à parte que deve ser visto.
É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela de 2 a 5 metros de altura. Consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento. Como na vela, a prática desse esporte se dá no Canal de São Sebastião, devido às correntes de ar.
A melhor estrutura de pesca do Brasil encontra-se aqui. O município é também conhecido como o maior pólo de pesca da enchova no país e por isso é recomendado o embarque de no máximo 20 delas por dia. A pesca esportiva é realizada próximo às costeiras do sul da ilha. As lanchas saem do píer do Perequê ou da praia do Saco da Capela.
Implantado em Ilhabela há mais de quatro anos, o Projeto Navegar é um exemplo de inclusão social através do incentivo ao esporte. Idealizado pelo velejador Lars Grael e viabilizado através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, o projeto atende a crianças e adolescentes com idade entre oito e catorze anos matriculados na rede pública de ensino.
Após o término do curso, que dura cerca de cinco meses, os alunos que se destacam podem continuar se dedicando ao esporte através da Escola Municipal de Iatismo. Foi o que aconteceu com o jovem caiçara Ronyon Silva, aluno do Projeto, que se consagrou Campeão Brasileiro da Classe Optimist.
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…