Estrada de Ferro São Paulo Railway

Estrada de Ferro São Paulo Railway

Ligção entre o Porto de Santos e o interior

O grande visionário que foi o Barão de Mauá, planejando o incremento da produção e da exportação no estado de São Paulo, consegue a concessão para construir uma ferrovia ligando o Porto de Santos à cidade de Jundiaí. Porém, sua tarefa não seria fácil, devido à verdadeira muralha representada pela Serra do Mar, com 800 metros de altura, o que tornaria o empreendimento uma das tarefas de engenharia mais exigentes do país. Após os estudos feitos pelo engenheiro ferroviário inglês James Brunlees, foi contratado o engenheiro Daniel Makison Fox, que já tinha experiência na construção de ferrovias no País de Gales e nos Pirineus.

A conclusão a que se chegou para transpor a serra seria por meio de cabos de aço, dividindo-a em quatro declives, com inclinação de 8% cada, de quatro patamares cada um, com uma casa de força e uma máquina a vapor. Com essa conclusão positiva, fundou-se a empresa São Paulo Railway – S.P. R., iniciando as obras no ano de 1869. Outros obstáculos a serem superados eram os rios Mogi e Cubatão; para tanto construíram-se pontes que totalizaram 150 metros de comprimento.

Na Serra do Mar não foram utilizados explosivos devido ao grande risco que o solo apresentava; as escavações foram feitas por cunhas e pregos de aço. Uma verdadeira loucura. Assim a S.P. R. foi inaugurada em 1867.

Fim do século XIX

Crescimento

A intensa produção do café no interior do Estado, no entanto, fez surgir a necessidade de mais uma linha.  Ela seria paralela à antiga, com mais dois quilômetros. “Para a tração das composições dos trens, cada um dos cinco planos inclinados foi dotado de máquinas fixas de 1.000 hp instaladas em cavernas. Essas máquinas controlavam o sistema de cabos endless hope, ou “sem-fim”, que impulsionavam, pelos planos inclinados, as composições.

Esse sistema era controlado através da simultaneidade de composições que subiam e desciam a rota, criando, assim, um contrapeso (cada composição compensava, com seu peso, a outra; qualquer diferença de peso era compensada pela potência da máquina fixa, já que durante o percurso da serra a locomotiva não atuava).No deslocamento da composição, de um plano para outro, uma máquina chamada “locobreque”, que acompanhava os vagões, possuía uma tenaz que se prendia ao cabo impulsor até a seção seguinte, onde se realizava a mudança de cabo, e assim sucessivamente até o pé da serra. O sistema foi inaugurado em 1901”.

Fonte: História de Santos-Polianteia Santista, Francisco Martins dos Santos.

Em 1946, a Estrada de Ferro São Paulo Railway passou para as mãos do Governo Federal e, em 1957, passou a ser denominada Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA.

Para saber mais: Cidade de Santos

 

 

.

Posts Recentes

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

3 horas atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

8 horas atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

1 dia atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

4 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

4 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

5 dias atrás