Férias em Paraty com crianças combina história, natureza e diversão

Paraty é um destino encantador para férias com crianças, reunindo uma combinação perfeita de história, natureza e diversão. A cidade histórica e os arredores oferecem atrações para toda a família, entre passeios de barco, trilhas na floresta e atividades culturais que as crianças adoram.

Divulgação

A Pousada Literária é a anfitriã ideal para esse roteiro, com sua localização privilegiada, no Centro Histórico, e experiências sob medida para pais e filhos. Da porta para dentro, a pousada tem uma atmosfera relaxante, com 28 suítes e villas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais ao redor de um jardim onde também fica a piscina –comodidade que não pode faltar em uma viagem com crianças. Para garantir a privacidade dos pais, há acomodações de dois andares, como a Suíte Cajaíba, ou com duas suítes dentro da mesma villa, caso da Suíte Trindade. 

Da porta para fora, os restaurantes, ateliês e lojinhas ficam a poucos passos, lembrando que uma das delícias do Centro Histórico de Paraty é ser fechado para carros. Então, todo mundo pode caminhar tranquilo, até mesmo brincando de se equilibrar no calçamento pé-de-moleque, um dos charmes da cidade.

A Pousada Literária pertence ao grupo OCanto, que tem como premissa promover uma imersão verdadeira e sustentável na história e cultura de cada destino em que está presente. Portanto, pais e filhos têm, ali, a oportunidade de descobrir uma cidade considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, na companhia de um guia que vai contando curiosidades sobre Paraty. O programa pode finalizar na Livraria das Marés, que pertence ao mesmo grupo, folheando livros infantis ou desenhando com giz de cera, enquanto os pais curtem o café.

Outra atividade sob medida para toda a família é visitar a Casa da Cultura. O principal centro cultural da cidade tem entrada gratuita e um ambiente acolhedor, com arquitetura colonial charmosa, e abriga diversas exposições. A mostra permanente “Para uma história cultural de Paraty – 1945-2019” leva a um passeio pelas últimas oito décadas da cidade, incluindo peças de artesanato e artefatos históricos. Há também um espaço dedicado à arte contemporânea, onde as crianças podem apreciar obras de artistas locais. A Casa organiza atividades interativas e oficinas para o público infantil, como cerâmica e rodas de dança, portanto, vale verificar a programação antes de visitar.

Fazenda Bananal e escuna Maria Panela

Nos arredores da cidade, há opções incríveis tanto no mar quanto na mata. Um dia na Fazenda Bananal proporciona uma imersão completa na Mata Atlântica, com caminhadas, oficinas, exposições e um restaurante “do campo para a mesa”.

A poucos minutos do Centro Histórico, a fazenda do século 17 – que também pertence ao Grupo OCanto – oferece várias atividades em uma propriedade de 180 hectares de área preservada. O casarão histórico mantém as características originais, incluindo uma grande roda d’água. O local abriga exposições como “Paraty em meio à mata”, que detalham as tradições, festas e riquezas da região.

O menu de experiências com crianças é tentador. Tem horta orgânica em forma de mandala e a estação sensorial Uma Noite na Floresta, que simula a floresta à noite, com histórias sobre bichos como morcego, coruja etc, e uma sala fluorescente que reproduz a fauna e a flora noturna.

O Parque Naturalizado, por sua vez, propõe interações por meio de mobiliários construídos com troncos, galhos, pedras, sementes, água e terra. O Caminho da Floresta é uma belíssima trilha suspensa, com instalações que aprofundam o conhecimento sobre a biodiversidade e as dinâmicas da natureza. Na Casa Sustentável, as crianças podem ainda participar de oficinas lúdicas com urucum, argila ou cachos da palmeira juçara. Com criatividade e mão na massa, elementos da natureza podem ganhar outras formas, criar elo entre floresta e gente, e despertar trabalhos artísticos mais que especiais.

No mar, outra experiência fantástica espera pelos pequenos: um dia  a bordo da escuna Maria Panela. Após o café da manhã, uma lancha conduz os visitantes em um trajeto de 20 minutos até o Saco do Mamanguá, onde a escuna gastronômica Maria Panela fica ancorada, aguardando pela família. 

A bordo, há diversas atividades, como stand up paddle, caiaque e snorkeling, proporcionando momentos divertidos para pais e filhos. O almoço é uma experiência sensorial completa, inspirada na culinária caiçara, com ingredientes frescos e locais. Durante a tarde, a lancha leva os visitantes à reserva Villa Mamanguá, situada em uma pequena enseada no Saco do Mamanguá, para uma imersão no modo de viver caiçara, cercado pela natureza da Mata Atlântica.

Assim, Paraty, com sua mistura de história, cultura e natureza, revela-se um destino fascinante para férias em família, com experiências únicas, capazes de criar memórias inesquecíveis e educativas para crianças e adultos.