Fernando de Noronha é um município do estado de Pernambuco, considerado um arquipélago no nordeste do Brasil e localizado a 350 km da costa do Brasil. Com uma população de 3 mil habitantes, o arquipélago possuí um parque marinho conhecido internacionalmente pela grande biodiversidade e oferece para os turistas a oportunidade de mergulhar com snorkil e conhecer os inúmeros animais marinhos que habitam a ilha.
História Local:
A história de Fernando de Noronha é marcada por diversos acontecimentos, com sua descoberta em 1503, pelo navegador Américo Vespúcio e mais tarde o território da ilha foi doado ao financiador da expedição, Fernão de Loronha, que serviu como base para o nome da ilha, que logo deixou a ilha à mercê de piratas; entre os anos de 1629 e 1654 e pelos franceses entre 1736 e 1737, chamando de “Isle de Delphine”. Após o retorno da ilha para o controle de Portugal, houve uma grande preparação da ilha para se defender de invasões, por meio da construção de 10 fortes. Em 1938 o governo brasileiro instala um presídio na ilha. Após alguns anos, diversas construções do arquipélago foram tombadas como patrimônio histórico.
Quais os Pontos Turísticos de Fernando de Noronha?
Muitos pontos turísticos do município estão relacionados a história local, como o Palácio São Miguel, que é a sede do governo municipal, construída na década de 1940, durante um tempo, o edifício foi a sede do governo militar que administrava a ilha. A Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios fica localizada em uma colina da ilha, considerada a mais importante fortificação da ilha, a fortaleza tem um formato irregular parecendo uma estrela. As Ruínas da Escola Antiga eram utilizadas por adultos analfabetos, conhecida como “Escola Noturna”. A praia Cacimba do Padre é uma das mais famosas do município, o nome tem origem de uma fonte local com 9 metros de profundidade que dava acesso a água potável, a fonte foi construída a partir de um pedido do padre Francisco Adelino de Britto Dantas, na época a água do poço era utilizada apenas por doentes, existe um mito na região que diz que o padre se tornou um espírito.
Portanto a ilha é um dos principais pontos para explorar tanto a biodiversidade do oceano atlântico como do Brasil e é um local de grande importância histórica para o Brasil e principalmente para o Nordeste. Então é um local de grande interesse de se visitar e uma viagem a um paraíso como esse vale muito a pena.