Fernando de Noronha é um município do estado de Pernambuco, considerado um arquipélago no nordeste do Brasil e localizado a 350 km da costa do Brasil. Com uma população de 3 mil habitantes, o arquipélago possuí um parque marinho conhecido internacionalmente pela grande biodiversidade e oferece para os turistas a oportunidade de mergulhar com snorkil e conhecer os inúmeros animais marinhos que habitam a ilha.
A história de Fernando de Noronha é marcada por diversos acontecimentos, com sua descoberta em 1503, pelo navegador Américo Vespúcio e mais tarde o território da ilha foi doado ao financiador da expedição, Fernão de Loronha, que serviu como base para o nome da ilha, que logo deixou a ilha à mercê de piratas; entre os anos de 1629 e 1654 e pelos franceses entre 1736 e 1737, chamando de “Isle de Delphine”. Após o retorno da ilha para o controle de Portugal, houve uma grande preparação da ilha para se defender de invasões, por meio da construção de 10 fortes. Em 1938 o governo brasileiro instala um presídio na ilha. Após alguns anos, diversas construções do arquipélago foram tombadas como patrimônio histórico.
Muitos pontos turísticos do município estão relacionados a história local, como o Palácio São Miguel, que é a sede do governo municipal, construída na década de 1940, durante um tempo, o edifício foi a sede do governo militar que administrava a ilha. A Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios fica localizada em uma colina da ilha, considerada a mais importante fortificação da ilha, a fortaleza tem um formato irregular parecendo uma estrela. As Ruínas da Escola Antiga eram utilizadas por adultos analfabetos, conhecida como “Escola Noturna”. A praia Cacimba do Padre é uma das mais famosas do município, o nome tem origem de uma fonte local com 9 metros de profundidade que dava acesso a água potável, a fonte foi construída a partir de um pedido do padre Francisco Adelino de Britto Dantas, na época a água do poço era utilizada apenas por doentes, existe um mito na região que diz que o padre se tornou um espírito.
Portanto a ilha é um dos principais pontos para explorar tanto a biodiversidade do oceano atlântico como do Brasil e é um local de grande importância histórica para o Brasil e principalmente para o Nordeste. Então é um local de grande interesse de se visitar e uma viagem a um paraíso como esse vale muito a pena.
Inspirada pela deslumbrante Palawan, nas Filipinas, e pela riqueza singular do Nordeste brasileiro, a Palawan…
O verão em Nísia Floresta é um convite para saborear a culinária regional, relaxar à…
Praia das Encantadas (Foto: Renato Soares) Paranaguá é uma cidade histórica localizada no litoral do…
O município de Nísia Floresta, localizado no litoral do Rio Grande do Norte, celebra uma…
Morro do Boi (Foto: Daniel Vianna) Matinhos é um município localizado no litoral do estado…
As atividades turísticas da Paraíba ganharam um novo impulso para atrair ainda mais visitantes ao…