Fernão de Magalhães nasceu em Portugal e organizou a primeira circum-navegação que começou em 1519 e terminou em 1522. O nobre Fernão estava acostumado a navegar até as Ilhas Molucas, Ásia, conhecida como Ilhas das Especiarias, e sabia da importância econômica de achar uma rota mais fácil para chegar até elas. Mas, foi pela Espanha que a expedição foi feita e patrocinada. Chegou à Patagônia em 1520. Quando avistaram uma tribo com fogueiras acesas, Fernão nomeou a região de “Tierra del Fuego”.
Conseguiu passar pelo estreito que hoje leva seu nome e alcançar o Oceano Pacífico, que, aliás, também foi nomeado por ele, em um comparativo com as águas turbulentas do Oceano Atlântico. O feito de Magalhães foi tão grande e heroico que até hoje é reverenciado em muitas áreas e homenageado em algumas descobertas como: a espécies de pinguim-de-magalhães, crateras lunares de Magalhães, crateras marcianas de Magalhães, Estreito de Magalhães e Nuvens de Magalhães.
Infelizmente Fernão morreu em uma batalha em Cebu, Filipinas, em 1521. Após a sua morte, a expedição voltou para a Espanha, porém chefiada por Juan Sebastian Elcano, em 1522.
Para saber mais sobre Ushuaia.