Com o sucesso do cultivo das frutas, as cidades do Circuito das Frutas, em um esforço de munícipes, prefeituras e produtores, resolveram fazer de suas riquezas festas que celebram a fartura de suas terras. As vedetes, logicamente, são as frutas. O visitante se delicia com a quantidade e a variedade no preparo de bolos, compotas, pudins, vinhos, cachaças, sucos e muitos outros quitutes.
Desde 1934, quando Antenor Soares Gandra teve a iniciativa de promover a primeira Festa da Uva em Jundiaí, o sucesso e o público só vêm aumentando a cada ano. São shows, festas folclóricas e gastronomia local, concursos de beleza e fotografia, e diversos outros atrativos, em ambiente familiar.
Uma grande parcela da população das cidades se mobiliza em torno das festas, pois, como atraem milhares de visitantes, todos acabam se envolvendo no fluxo dos turistas, seja em restaurantes, pousadas, hotéis, museus etc.
No mês de maio, a Festa da Uva e a Expo Caqui, na Área de Lazer do Trabalhador, estão na sua 48ª e 5ª edições respectivamente, e são os mais tradicionais eventos da cidade. Além de os visitantes participarem das festas, a prefeitura também disponibiliza o roteiro do turismo rural de Louveira que mostra a história da cidade, as belezas do campo, o cultivo da uva, do caqui e de outras frutas, assim como a fabricação do vinho,da cachaça, do vinagre, dos sucos e de outros produtos artesanais.
Temos a Festa do Caqui e Cia., que acontece em abril no Parque Luís Latorre e, em sua última edição, a 13ª, recebeu 47 mil pessoas que se deliciaram com a qualidade das frutas vindas diretamente dos produtores, assistiram a inúmeros shows e ainda tiveram aulas de culinária.
A Festa das Frutas e Hortaliças, já em sua 5ª edição, no mês de abril, no Pavilhão Víber, está fazendo grande sucesso, com sua larga variedade de frutas, hortaliças, flores e legumes produzidos no município, proporcionando aos produtores um expressivo aumento em suas vendas. As atrações também são muitas, como moda de viola, artesanatos, almoço beneficente, e produtos fabricados artesanalmente na roça, como mel cachaças, pimentas etc.
Em Jundiaí hoje temos duas importantes festas!
A Festa da Uva do bairro Caxambu, no mês de janeiro, é realizada em homenagem a São Vicente Mártir, padroeiro dos viticultores, e acontece na Paróquia do Senhor Bom Jesus, onde os visitantes aproveitam para conhecer os vinhos e quitutes, como o crustoli, receita italiana.
E a Festa da Uva e Expo Vinhos, nos meses de janeiro e fevereiro no Parque Comendador Antônio Carbonari, conhecido como Parque da Uva, construído especialmente para abrigar essa festa que tomou grandes proporções, o que a levou em 1953 a ser transferida do centro da cidade para poder receber mais visitantes.
Para termos uma ideia da grandiosidade desta festa iremos traduzi-la em números da edição de 2014: 163 expositores; 142 atrações culturais entre bandas, dança, teatro, performances, orquestras, trupes circenses e corais; mais de 3.400 litros de suco de uva; e 3.993 garrafas de vinho só para dar o exemplo da grandiosidade deste evento. Em 2015, a Festa da Uva recebeu mais de 153 mil visitantes. (Fonte: Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo – Diretoria de Turismo de Jundiaí)
A ExpoUva de Itupeva é uma tradicional festa, realizada anualmente no mês de dezembro. Tem o intuito de divulgar e valorizar o trabalho do produtor rural da cidade. A festa conta com atrações musicais e culturais, com participação de artistas locais e regionais, praça de alimentação com produtos típicos, comercialização de uvas, vinhos, sucos, mel, cachaça, tudo produzido de forma artesanal. Além disso tem a exposição de uvas e de outras frutas que são produzidas no município.
Mas o grande destaque da ExpoUva de Itupeva é o tradicional leilão de frutas premiadas do concurso de frutas. Também é possível visitar propriedades rurais para conhecer o dia a dia da vida no campo. São pomares, apiários, adegas, alambique e ainda realizar o “colhe e pague”.
Os turistas são recebidos pelos proprietários, sendo grande parte deles descendentes de italianos. A ExpoUva é a festa mais tradicional da cidade, que ressalta a produção de uma das frutas mais importantes no crescimento da região e comemora o grande trabalho realizado pelos produtores rurais de Itupeva.
Antes mesmo da emancipação de Vinhedo, um grupo de agricultores celebrava a colheita dos frutos ao som de músicas tradicionais e muita alegria.
Hoje, a Festa da Uva tornou-se o maior evento de Vinhedo, é realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut, e atrai milhares de pessoas.
Em 2010, foi inserida na Festa da Uva a Festa do Vinho e, no ano de 2011, o tradicional evento comemorou sua 50ª edição.
Atrações:
Nos meses de janeiro a fevereiro, temos a Festa do Figo e Expogoiaba. Em 1939, o jovem recém-chegado padre Bruno Nardini, buscando angariar fundos para construir a nova matriz, e ao mesmo tempo melhorar a comercialização da safra do figo, revoluciona a então Quermesse de São Sebastião. A empreitada dá tão certo que, em 1949, a quermesse ganha porte de festa. E então é oficializada como a primeira Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura do Estado. Nos últimos 66 anos, a Festa ganhou uma nova dimensão, evoluiu no conceito de organização e tornou-se uma tradição. (Fonte: www.festadofigo.com.br)
Em junho e julho é a vez da Festa do Morango do Campo dos Aleixos, em Jarinu. O local escolhido é o Parque do Morango Duílio Maziero. É uma realização das prefeituras de Jarinu e Atibaia com a Associação dos Produtores de Morango de Jarinu, Atibaia e região.
A festa, entre outras atrações, conta com:
Também em Jarinu, no mês de outubro, a recente, porém já com muito sucesso, Festa do Pêssego que está em sua 3ª Edição, sempre na Praça da Matriz, onde produtores, artesãos, doceiros e outros têm a oportunidade de mostrar seus produtos e fazerem novos negócios. Para o visitante, vale a pena saborear a estrela da festa, o pêssego, e as receitas em que ele participa.
Em setembro, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia é um evento consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente. É o quarto evento cultural paulista que mais atrai público de fora do Estado de São Paulo. São milhares de pessoas que, a cada edição, celebram o encanto da chegada da primavera com excelente e variada gastronomia, flores e plantas. Impressiona pela qualidade e diversidade de espécies, além de um cenário cultural intenso e abrangente.
Tudo começou com um presente dado pela comunidade japonesa à cidade de Atibaia em 1965: uma exposição de flores. Com o passar dos anos, a pequena demonstração de amor pela cidade passou a receber também os hortifrutigranjeiros. E também de mais variedades de flores, como crisântemo, rosas, cactos e morango. Com o sucesso da festa, a prefeitura decidiu incluí-la no seu calendário de eventos anuais.
Hoje, recebe apoio da Prefeitura, da organização da ACA (Associação Cultural de Atibaia), da Associação Pró-flor e da Associação Hortolândia de Atibaia.
Nos 1.500 m² da feira, há muitas atraçoes e espaços especiais. Não podemos nos esquecer das apresentações artísticas (bon odori e taikô), e da praça de alimentação com pratos típicos e delícias confeccionadas com morangos, além da saborosa e diversificada culinária japonesa. O setor de comercialização de plantas é extremamente requisitado pelo público. No local, podem ser encontradas as mais belas flores e plantas, com o frescor e a qualidade de produtos que vêm direto do produtor, além de um preço especial.
Clique no link para saber mais sobre cultura, meio ambiente e turismo no Circuito das Frutas
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…