O Festiva surgiu em 2010 como parte do projeto de preservação da memória do escritor José Bento Monteiro Lobato, com o objetivo de incentivar a leitura e formar novos leitores. A primeira edição do evento foi um marco na biografia do município, confirmando o potencial e a influência que a literatura infantil mantém na história local. Nessa ocasião, toda a comunidade da região, adultos, adolescentes e crianças, foram envolvidos em atividades de contação de histórias, palestras, apresentações artísticas, além de exposição e distribuição de livros.
Foi nesse município que o escritor José Bento Monteiro Lobato iniciou sua brilhante carreira literária, escrevendo contos como Urupês e Velha praga e criando o personagem do Jeca Tatu, sua grande crítica social à figura dos caboclos que trabalhavam na região e em sua propriedade, a então chamada Fazenda Buquira, hoje conhecida como Sítio do Pica-pau Amarelo.
O Festival de Literatura Infantil tem como objetivo discutir a importância da literatura infantil no ensino atual e aproximar os jovens do hábito da leitura. Ocorre sempre no mês de setembro, mês internacional da literatura infantil. Todas as atividades são gratuitas. (Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Monteiro Lobato)
Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…
Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…
O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…