Flora da Serra da Mantiqueira
Um espetáculo das várias espécies características da Mantiqueira que, se traduz em árvores robustas, altas e seculares e dão um brilho na paisagem típica local. Se olharmos mais atentamente notaremos também símbolos que fazem desta uma região única do Brasil.
Amanita muscaria – conhecido como agário-das-moscas, esse fungo é originário de locais de temperaturas amenas. Não é comestível por possuir propriedades alucinógenas para o ser humano, porém há relatos que indicam que esse fungo era um componente do soma, bebida sagrada dos vedas, pois é citada nos hinos do Rigveda, escrito em torno de 1.700 a.C. Uma característica interessante é que no livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, o autor cria o cenário da lagarta fumando um narguilé sobre um Amanita muscaria, insinuando a trama psicodélica do diálogo entre Alice e a lagarta.
Hortênsia – Planta arbustiva, ornamental e originária do Japão e da China, pode atingir 2,5 metros de altura e suas cores variam entre rosa, azul e roxo de acordo, com o ph do solo. Como se adapta bem a altitudes elevadas, as hortênsias criam um verdadeiro espetáculo nas cidades da Mantiqueira onde são usadas como forte elemento de decoração de casas, ruas e praças.
Araucária
Existem a araucária macho e a araucária fêmea. O macho tem em suas pontas de 5 a 6 pendões de amarelo para marrom, que crescem até a polinização em novembro e dezembro. Esses
pendões cam repletos de pólen. Quando estão prontos, as escamas se abrem, o pólen ca vulnerável e o vento fertiliza as árvores fêmeas que estão em volta. No outono, pode-se ver o pendão no chão com o pó amarelo. Já na árvore fêmea, no mês de abril, nascem as pinhas (estróbilos), que vão estufando até estourar e jogar seus pinhões. Cada pinha tem em média de 100 a 150 pinhões e, na época da polinização, ela se abre deixando o pólen penetrar e depois se fecha, lacrando com uma resina, para depois estourar. O pinhão tem somente 30 dias para germinar no mês de abril; se passar desse tempo, só serve para comer.
Para saber mais sobre a Serra da Mantiqueira