0 Home-Destaque - banner principal

Fordlândia: uma aula de história “in loco”

Localizada no Pará, a 120 km de Santarém, Fordlândia foi criada pelo empresário norte-americano Henry Ford, que, disposto a investir mais na indústria automobilística, criou um ambicioso plano de expansão em solo brasileiro com o intuito de driblar o monopólio inglês da produção do látex.

Foto por Méduse, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported2.5 Generic2.0 Generic and 1.0 Generic license, via Wikimedia Commons

Fordlândia, um sonho de cidade, não demorou a se tornar realidade. Decidido a investir na extração do látex no Brasil, em 1927, Ford adquiriu, por US$ 127 mil, terras de um milhão de hectares do cafeicultor Jorge Dumont Villares e criou a Companhia Ford Industrial do Brasil. Mas o projeto foi abandonado na década de 1940, pois a borracha sintética tornava a borracha natural obsoleta.

Hoje, as belezas naturais são os grandes atrativos de Fordlândia, como navegar pelo Rio Tapajós e fazer paradas em locais paradisíacos como o lago do Muretá com sua praia e os lagos do Jurucuri, Cajutuba, Aramanaí, Santo Domingo e Maguari.

Quem gosta de caminhadas não pode deixar de fazer a Trilha de Jamaraquá, onde é possível ver uma imensa Samaúma – árvore típica da região – e ir ao Mirador do Rio Tapajós, que presenteia o visitante com uma paisagem espetacular.

Foto por Amit Evron (WT-shared) Amitevron at wts wikivoyage, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Na cidade, um pequeno povoado, se encontram os resquícios da presença de Henry Ford na Amazônia, como a caixa d’água de aço que se destaca sobre a vila e que garantia o suprimento de água dos antigos moradores. Ou então o imenso galpão em ruínas, dentro do qual encontramos maquinários e até caminhões da Ford Motor Company dos anos 30.

Algumas das casas originais dos americanos daquela época resistem ao tempo, além de outros galpões usados para armazenamento da seringa e que, atualmente, são subdivididos em boxes e funcionam como uma espécie de mercado.

Ao sair da cidade, o que só pode ser feito por barco, se passa pela última estação de trem construída no trecho da famosa linha Mamoré- Tapajós, hoje desativada.

Visitar Fordlândia é uma experiência única e uma verdadeira aula de história.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Amit Evron (WT-shared) Amitevron at wts wikivoyage, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

14 horas atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

14 horas atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

14 horas atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

21 horas atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

21 horas atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás