Tesouro na arquitetura de Florianópolis
A arquitetura de Florianópolis guarda tesouros inestimáveis para entendermos o desenvolvimento econômico e social da Capital de Santa Catarina. Em meio aos muitos patrimônios tombados encontramos a sede da Fundação Cultural Badesc.
A casa onde a Fundação Cultural Badesc está abrigada pertenceu ao ex-presidente da República, Nereu de Oliveira Ramos. Ela faz parte da história de Florianópolis e é tombada pelo patrimônio municipal.
Com cerca de 410m², seu estilo arquitetônico é eclético com traços do art decó. Construída na década de 1920, o casarão tornou-se ponto de encontro da intelectualidade florianopolitana.
Atualmente, é um espaço onde a arte e a cultura se desenvolvem por meio da propagação de conhecimentos.
Onde: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – (48) 3224-8846 – Centro.
Nereu Ramos
Foi um ilustríssimo político catarinense, nascido em Lages nos anos de 1888. Em sua carreira alcançou o maior cargo do país como o 20° Presidente da República, quando Carlos Luz sofreu impeachment. Seu mandato durou apenas 40 dias, entre 11 de novembro de 1955 e 31 de janeiro de 1956. Após a sua saída, Juscelino Kubtischek assumiu. Nereu foi fundador do Partido Liberal Catarinense, Vice-Presidente do Brasil, Ministro da Justiça e da Educação, Presidente da Câmara dos Deputados Federais e Governador de Santa Catarina.
Clique aqui para saber mais sobre turismo, esportes e meio ambiente da cidade de Florianópolis