Se você gosta de história, arte e curiosidade, não deixe de visitar a Galeria Temática. Um dos pontos mais icônicos da cidade de Ushuaia, esta Galeria é um marco que representa por meio de cenas e 120 bonecos de cera, a história do desbravamento da região da Terra do Fogo e dos nativos que aqui habitavam. Com audiobook em vários idiomas, não perdemos nada!
Na seção dos povos nativos temos as “cenas” elaboradas dos povos Shelknam ou Onas, Haush e Yámanas (grandes canoeiros). Com a chegada dos homens brancos, e com eles suas doenças, os nativos foram gradativamente morrendo. Além disso, a obsessão do europeu em querer “civilizar” os povos das Américas, e com isso acabar terminantemente com o estilo nativo de viver, fez com que muitos fossem dizimados por teimosia ou pela posse da terra.
Desbravadores
Na seção dos grandes desbravadores, destacamos o irlandês Ernest Shackleton e sua expedição com destino ao Polo Sul. Foram tantos obstáculos que sua história foi escrita no livro A Incrível Viagem de Shackleton, na série Shackleton e no documentário feito pela National Geographic Creative. Vale a pena ler e ver estes conteúdos, pela magnitude da trama verídica. Mais que um desbravador, podemos afirmar que Shackleton é um herói! Já que salvou toda a sua tripulação em um emaranhado de problemas ocorridos na expedição rumo a Antártica.
Um destaque para Robert FitzRoy, capitão do navio inglês HMS Beagle que transportou o famoso biólogo Charles Darwin, autor da teoria do evolucionismo das espécies. FitzRoy foi pioneiro na meteorologia, explorador e hidrógrafo. Chegou na Terra do Fogo com a missão de explorar a costa da Patagônia e provar que, segundo ele, os nativos eram iguais aos ingleses “eles eram azar de nascerem nessas terras abandonadas por Deus”. E para provar que estava certo, levou quatro nativos para Londres onde foram catequizados e “educados”. Lógico que quando voltaram, não deu muito certo.
Curiosidades como estas que acabamos de descrever unidas à arte, faz desta Galeria um atrativo fantástico, digno de muitas horas de prazer.
Onde: Avenida San Martín, 152 – Ushuaia.
Para saber mais sobre Ushuaia