Gastronomia de Santos
Atualmente, a culinária local ainda é um grande atrativo turístico, porém, com o advento de novas culturas e com a globalização, muitas particularidades típicas estão restritas a poucos cardápios. Não podemos esquecer também que nosso país é rico em receitas devido à sua mistura de povos e tradições. A integração é tal que comer uma esfiha ou um temaki hoje é uma coisa habitual. São pratos que se incorporaram à culinária local e agora ganham um novo significado com a alta gastronomia, nas mãos de alquimistas criativos e destemidos. Os magos da cozinha buscam no passado ingredientes muitas vezes esquecidos, e os colocam em voga ao alcance do paladar de todos.
Em Santos, os frutos do mar, os peixes e os crustáceos (caranguejo e siri) são uma das fontes primárias da alimentação. Já as receitas que recebem esses ingredientes estão variando com as novas técnicas gastronômicas. Mas não podemos deixar de citar alguns clássicos da culinária local, como a Meca Santista, a Caranguejada, a Casquinha de Siri, a porção de ostras cruas e o pirão feito de farinha de mandioca. Um acompanhamento típico local é a banana, apresentada das mais variadas maneiras.
Mercado de Peixe
Localizado na Ponta da Praia, em frente ao terminal da balsa, é muito procurado por santistas e turistas pela qualidade e variedade dos pescados. A agitação é constante nesse mercado; os vendedores expõem seus produtos em alto e bom som, as pessoas escolhem os peixes e se admiram com a quantidade de frutos do mar, enquanto as garças brancas em grande número, espalhadas por toda a redondeza, tentam pegar um pescado das bancas sem nenhuma cerimônia: já são consideradas sócias dos comerciantes. Recentemente, o espaço foi todo remodelado, embelezando ainda mais esse lugar tão pitoresco da cidade.